domingo, 30 de agosto de 2015

Mormo leva ao menos 26 municípios a cancelar desfiles de 20 de setembro


Famurs orientou prefeitos a não realizar eventos com aglomeração de pessoas na presença de equídeos
24 cidades suspenderam as festividades para evitar contaminação com doença que é transmitida por cavalos | Foto: Pedro Revillion / CP Memória
24 cidades suspenderam as festividades para evitar contaminação
 com doença que é transmitida por cavalos

O risco de epidemia da doença do mormo tem motivado prefeitos a cancelarem os desfiles de 20 de Setembro deste ano. Pelo menos 26 municípios gaúchos não irão realizar eventos para marcar a data farroupilha, segundo levantamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) .

As regiões mais afetadas são Fronteira Oeste, Sudoeste, Sul e Centro do Estado. No vale do Taquari e na serra, três municípios não irão realizar desfiles como precaução ao contágio: Imigrante, Gramado e Vacaria. Este último manteve o desfile temático sem a presença de animais. Paraíso do Sul atribui o cancelamento à crise financeira enfrentada pelo município, somada à tensão causada pela doença.

Conforme instrução normativa da secretaria de agricultura e pecuária do Estado, o trânsito de cavalos, asnos e mulas só é permitido com apresentação de exame negativo de mormo. “A nossa orientação não é para cancelar os desfiles, mas que eles sejam realizados sem a presença desses animais”, esclarece o assessor técnico de agricultura da Famurs, Ismael Horbach.

As penalidades para quem descumprir a instrução normativa são multa de R$ 300 mil, interdição de propriedades e apreensão de animais. Segundo Horbach, o custo e a logística para obter o exame que comprova a sanidade dos animais é um entrave para as prefeituras. “Existem 19 laboratórios credenciados no país e nenhum deles é no RS”, afirma.

Confira os municípios que cancelaram os desfiles de 20 de setembro: Aceguá
Bagé
Caçapava do Sul
Cacequi
Candiota
Capão do Leão
Gramado
Hulha Negra
Imigrante
Jaguarão
Júlio de Castilhos
Lavras do Sul
Montenegro
Nova Santa Rita
Paraíso do Sul
Passo Fundo
Quaraí
Rio Grande
Santa Margarida do Sul
Santa Maria
Santana do Livramento
São José do Norte
São Lourenço do Sul
Tupanciretã
Vacaria
Vila Nova do Sul


Fonte! Chasque publicado no dia 27 de agosto de 2015 no portal do jornal Correio do Povo de Porto Alegre / RS. Abra as porteiras clicando em  http://correiodopovo.com.br/Noticias/565211/Mormo-leva-24-municipios-a-cancelam-desfiles-de-20-de-setembro

Fonte do retrato! Pedro Revillion / CP Memória 

Nenhum comentário:

Postar um comentário