sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 28.08.15



A passos largos rumo aos festejos farroupilhas

         No dia 14 de agosto, pela primeira vez foi realizado um evento de pré estreia dos festejos farroupilhas, onde o fandango foi animado pelo Grupo Fundo de Campo, no galpão do CTG Sentinelas do pago; no dia 15, no Chuí, deu-se início à distribuição das centelhas da Chama Crioula, que foi acesa dia 22 de julho em Colônia do Sacramento, no Uruguai. O MTG considera esta como sendo a primeira Chama Crioula Internacional. Nós, os tradicionalistas de Alvorada começamos a busca da chama em lugares históricos em 1998, em São Sepé, na Fazenda Boqueirão, onde arde um fogo de chão por mais de dois séculos. E no ano de 2000, a gauchada da nossa cidade buscou a chama no lado uruguaio, mais precisamente no Forte Santa Teresa, juntamente com o Grupo Independente Raízes Mostardeiras, de Mostardas.
         Nos dias 21 e 22 de agosto tivemos no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, a realização do Concurso de Peão e Prenda Farroupilha. No dia 25 de agosto, começou a montagem do Acampamento Farroupilha com a construção dos galpões dos CTGs, Piquetes e de empresas na Praça João Goulart. Também neste dia, com saída pela manhã do Piquete Parceiros da Tradição, partiram 25 cavalarianos e uma equipe de apoio, rumo ao Chuí, para trazer a centelha da Chama Crioula, num trajeto de 530 km no casco, devendo este piquete chegar no dia 7 de setembro, para dar início oficial dos festejos farroupilhas. Na próxima edição traremos as primeiras atrações do maior evento dos Festejos Farroupilhas da nossa cidade.

Uma doença que está assustando a gauchada

         Lembro que no ano de 2004, sob o comando do Subcoordenador
Osimar Charão (Lula), o tradicionalismo local conseguiu a permissão da 1ª RT/RS e do MTG, para buscar a chama crioula na cidade histórica de Laguna/SC. Mas fomos impedidos de cruzar a divisa do nosso Estado e do Estado vizinho devido a problemas sanitários em equinos no lado catarinense (Mormo).
         O fato se repete agora e com muita intensidade, mas aqui no Rio Grande, onde muitos desfiles farroupilhas (com cavalos) estão definitivamente cancelados, como em Santana do Livramento e Bagé. Outras cidades estão em compasso-de-espera e decisão das autoridades.
         Mormo é uma doença bacteriana, que afeta principalmente os equinos, mas pode afetar também os seres humanos, sendo contagiosa, parecida com o garrotilho, não tendo vacinas e nem tratamento específico.

CTG Sentinelas do Pago

         No dia 05 de setembro, o CTG Sentinelas do Pago te espera para o grande jantar-fandango de formatura, que terá a animação do grupo Cia Fandangueira. No cardápio o churrasco, galeto, carne de porco e acompanhamentos. Contatos com o instrutor Vinícius pelos fones (51) 9736-8471 ou (51) 8590-2159. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Unidos Pela Tradição

         Como é entre as irmandades, o CTG Amaranto Pereira cede seu galpão para o CTG Unidos pela Tradição realizar no dia 12 de setembro, o seu baile de pré estreia da invernada adulta, com jantar campeiro opcional. Na animação o Grupo Alvorada Gaúcha. Contatos pelos fones (51) 9410-2022 ou (51) 9866-6758. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário