terça-feira, 25 de agosto de 2015

Coluna de Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada 25.08.15



A PASSOS LARGOS RUMO AOS FESTEJOS

         No dia 14 de agosto, pela primeira vez foi realizado um evento de pré estreia dos festejos farroupilhas, onde o fandango foi animado pelo Grupo Fundo de Campo, no lotado galpão do CTG Sentinelas do pago; no dia 15 de agosto, no Chuí, deu-se início à distribuição das centelhas da Chama Crioula, que foi acesa dia 22 de julho em Colônia do Sacramento, no Uruguai. O MTG considera esta como sendo a primeira Chama Crioula Internacional. Nós, os tradicionalistas de Alvorada começamos a busca da chama em lugares históricos em 1998, em São Sepé, mais precisamente na Fazenda Boqueirão, onde arde um fogo de chão por mais de dois séculos. E no ano de 2000, a gauchada da nossa cidade buscou a chama no lado uruguaio, mais precisamente no Forte Santa Teresa, juntamente com o Grupo Independente Raízes Mostardeiras, de Mostardas
         Nos dias 21 e 22 de agosto tivemos no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, a realização do Concurso de Peão e Prenda Farroupilha. No dia 25 de agosto, começa a montagem do Acampamento Farroupilha com a construção dos galpões dos CTGs, Piquetes e de empresas na Praça João Goulart (Praça Central da Parada 48). Também neste dia, com saída pela manhã do Piquete Parceiros da Tradição, partiram 25 cavalarianos e uma equipe de apoio, rumo ao Chuí, para trazer a Chama Crioula a partir do dia seguinte, num trajeto de 530 km no casco, devendo este piquete chegar no dia 7 de setembro, para dar início oficial dos festejos farroupilhas.
         Na próxima edição traremos as primeiras atrações do maior evento dos Festejos Farroupilhas da nossa cidade.

UMA DOENÇA QUE ESTÁ ATRAPALHANDO

         Lembro que no ano de 2004, sob o comando do Subcoordenador  Osimar Charão (Lula), o tradicionalismo local conseguiu a permissão da 1ª RT/RS e do MTG, para a busca da chama crioula na cidade histórica de Santa Catarina – Laguna. Mas fomos impedidos de cruzar a divisa do nosso Estado e do Estado vizinho devido a problemas sanitários em equinos naquele Estado (Mormo).
         O fato se repete agora e com muita intensidade, mas aqui no Rio Grande, onde muitos desfiles farroupilhas (com cavalos) estão definitivamente cancelados, como em Santana do Livramento e Bagé. Outras cidades estão em compasso de espera e decisão das autoridades.
         Mormo é uma doença bacteriana, que afeta principalmente os equinos, mas pode afetar também os seres humanos, sendo contagiosa, parecida com o garrotilho, não tendo vacinas e nem tratamento específico.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário