A roda de carreta e o violão como símbolo que figura na logotipia desde a primeira edição, surge de um concurso de cartazes realizado pelo SETUR órgão da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, organizado por Nilo Jacques, e que foi vencido pelo aluno de arquitetura da UFRGS Marcos Gigena.
A roda de carreta representa o passado, remonta os primórdios do transporte e da economia do estado rodavam sobre eixos de carreta.
Porém mais do que um simbolismo do passado ou das raízes da formação cultural, a roda representa ao mesmo tempo movimento, lembrando que sempre foi a preocupação dos organizadores em dar ao festival um sentido de caminhada em direção ao futuro, perpetuando a valorização da cultura nativista.
O violão símbolo ímpar da musicalidade como instrumento básico do cancioneiro nativo, e cuja identidade está ligada à região do pampa que transcende as fronteiras dos países platinos.
Em todas as edições da Califórnia, este logotipo acompanha as ilustrações de divulgação como marca única, como identidade do festival.
Pesquisa e edição: Cesar Tomazzini. Sítio Facebook https://www.facebook.com/cesartomazzini.liscano
Fonte:
Califórnia da Canção Nativa, Colmar Duarte e José Édil de Lima Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário