quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA – A ORIGEM (parte 1/5)

O ano era 1969. Conta Colmar Pereira Duarte em seu livro “Califórnia da Canção Nativa, Marco de Mudanças na Cultura Gaúcha”, idealizador e presidente do Festival por cinco anos, sobre o início pitoresco, quando o grupo “Os Marupiaras” resolveu cantar sua terra em um festival da canção popular promovido pela Rádio São Miguel de Uruguaiana. A música Abichornado foi eliminada pelo júri, que classificou um bolero, cantado em espanhol e um baião que falava da seca do Nordeste.

Era o 1º Festival de Música Popular da Fronteira. Os Marupiaras (homens felizes, na língua Guarani), participaram com a música Abichornado, com letra de Colmar Duarte e Música de Júlio Machado da Silva Filho.

Colmar, líder do grupo, assim como os demais integrantes, ficou literalmente “abichornado” com a desclassificação ainda na fase de triagem. Ele como homem do campo, pecuarista, na Estância Retiro, interior do município, onde viveu muitos anos lidando direto com atividades campeiras, viu decepcionado o real tratamento à música que “cantasse” a nossa cultura em um festival popular.

A partir de então nasce a ideia da criação de um festival que oportunizasse compositores, poetas e músicos a mostrarem através das suas composições a nossa cultura e tradição gaúcha, a partir de “um olhar do campo, onde só fosse permitido cantar o Rio Grande”.

Entre os anos de 1970 e 1971, o festival começa a ser projetado.

O NOME CALIFÓRNIA

A origem do nome Califórnia por mais estranho que pareça, embora no primeiro impacto nos remeta ao país norte americano, na verdade, mesmo que em desuso no Rio Grande do Sul, refere-se a uma penca de cavalos, carreira de campo. Sempre quando se faz uma penca dessas, o dono do cavalo, o bolicheiro, tem um cavalo para correr. É uma forma de fazer a reunião. Por coincidência eu tinha uma música também. Era eu que queria a reunião. Estava inventado o movimento. O nome Califórnia não prejudica o movimento nativista que nasce deste festival. Isto porque se analisarmos a origem da própria cidade da Califórnia nos Estados Unidos, veremos que seu nascimento se deu devido a um português a serviço da Espanha, João Rodrigues Cabrillo. Lá chegando maravilhado com o conjunto de coisas belas, denominou Califórnia, significado em grego, que passou a identificar a região.

FICA PARA DEZEMBRO DE 1971 A REALIZAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO

A realização via CTG Sinuelo do Pago, entidade tradicionalista, filiada ao MTG, respaldou o Festival por ser uma entidade voltada à cultura gaúcha e com personalidade jurídica consolidada, coisa necessária para a captação de recursos junto a leis de incentivo.

Pesquisa e edição: Cesar Tomazzini Liscano. Sítio Facebook: https://www.facebook.com/cesartomazzini.liscano 

Fonte: Califórnia da Canção Nativa, Colmar Duarte e José Édil de Lima Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário