sábado, 25 de abril de 2020

Os 72 anos do pioneiro 35 CTG e dia do Churrasco e Chimarrão!

Em 24/04/1948 era fundado em Porto Alegre, o 35 CTG, a entidade pioneira do tradicionalismo.
 
Logo após a criação da Ronda Crioula, em setembro de 1947, aquele mesmo grupo de jovens estudantes do interior do estado, que tinha Paixão Cortes como líder, e mais outros tantos na mesma condição, passaram a se reunir com o propósito de criar uma entidade que tivesse como objetivo a preservação das tradições rio-grandenses. Depois de resolvidas as divergências iniciais, o grupo definiu como data de criação da entidade, o dia 24 de abril. O nome da entidade seria 35 CTG, em homenagem ao ano de 1835, quando iniciou da Revolução Farroupilha. 
 
Entre os fundadores do 35 CTG, estão nomes importantes como Luís Carlos Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva, Wilmar Wink de Souza, Cyro Dutra Ferreira, João Carlos Dávila Paixão Cortes, Zeno Cardoso Nunes, entre outros não menos significativos.
 
A época da fundação, foram designados:
 
Como Patrão de Honra: Paixão Cortes
 
Primeiro patrão (fase provisória): Glaucus Saraiva
 
O primeiro patrão oficial: Antônio Cândido da Silva Neto, de Dom Pedrito.
 
Em 1956, Antônio Augusto Fagundes assumiu as rédeas do "35", sendo assim o seu patrão mais jovem, com apenas 21 anos de idade.
 
Desde então, ao longo destes 72 anos de existência, o 35 CTG tem sido importante, não só pelo pioneirismo, mas por mostrar um modelo de organização que serviu de parâmetro para o surgimento de milhares de outras entidades tradicionalistas que existem atualmente no mundo.
 
O lema do 35 CTG é: Em Qualquer Chão, Sempre Gaúcho
 
24/04/2004: A partir desta data, o rio-grandense passou a comemorar o Dia do Churrasco e o Dia do Chimarrão, efemérides instituídas pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. O dia, 24 de abril, foi sugerido pelo MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, para coincidir com a data fundação do pioneiro 35 CTG. A mesma Lei designou o Churrasco como “Prato Típico” e o Chimarrão como “Bebida Símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Por extensão, o dia 24 de abril passou a ser também denominado como o Dia da Tradição Gaúcha
 
O culto às tradições gaúchas é reconhecido como um fenômeno social e antropológico inigualável, por intermédio do qual as pessoas, isoladamente ou reunidas em grupos, comungam semelhantes ideais, cultivam os mesmos ritos e comemoram idênticas conquistas, sem qualquer distinção de origem social, credo ou raça.
 
Fonte! Chasque de Jairo Reis, publicado em seu galpão virtual do Facebook Jairo Reis Festivais. Abra as porteiras clicando em: https://www.facebook.com/jairoreis.festivais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário