domingo, 10 de abril de 2016

PELO DIA DO JORNALISTA!

Considerando que dia 7 de abril é o dia do jornalista, para prestar nossa homenagem a esses aguerridos profissionais, pego exemplo da triste situação política vigente no país, momento histórico que será estudado por muito tempo, de como se afunda uma nação.

Sinceramente estou convicto de que, se não existisse a boa realização do jornalismo no Brasil, a situação ruinosa nacional seria muito pior, (e não culpem o povo pelo o que está ai, esse fez e faz, democraticamente sua parte, dês das diretas já, votando nas nulidades que os partidos apresentam), mas não redimo as elites da culpa nesse cartório.

Porém credito aos jornalistas esse tempo histórico, pois são eles que trazem a luz do dia, o inacreditável espetáculo do pântano político nacional, mostrando todas mazelas que conhecemos e que havemos de conhecer, dessa indiada ladrona e covarde, como todo que rouba.

Publicam coisas que de certa forma o povo sabia da existência, pelos sintomas, no velho ditado popular que diz, “onde ai fumaça, ai fogo”, que veio pelo tempo inflamado, que vai agravar outra crise seriamente, a da água, excedente para apagar as chamas e limpar tanta lama no chão, igual ou maior que a derramada, concomitantemente, pela barragem do Rio Doce em Mariana, Minas Gerais, imagem que simbolicamente materializa a nossa vexação política.

Seu Brasil é um paciente, sem remédio, sem vergonha, que agora teve que parar tudo e fazer tratamento na UTI para que não morra. Espero que não esteja internado pelo SUS, onde a velha profissão de jornalista, faz incansável plantão, passando boletins de hora em hora, sobre a situação do paciente em coma. 

Na vida entre o mar e rochedo, nossos heróis jornalistas vão publicando a verdade e ao mesmo tempo, acalmando a população, que vem se comportando sabiamente, inclusive fazendo inteligente graça de sua desgraça, de olhos e ouvidos atentos para a “Estância Judicial”, de onde civilizadamente aguarda decisões soberanas, norteadoras da nação, que o jornalista publicará de forma isenta e compreensível ao povo.

Foi em 1830, pela morte do jornalista, médico, João Batista Líbero Badaró, que Dom Pedro I, abdicou do trono, em 7 de Abril de 1831, daí reside a homenagem ao dia.

Por fim lembrando de George Orwell que expressou: “O jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique, todo o resto é publicidade”. Então mais do que transformar os fatos em notícias, o jornalista é o responsável por perpetuar os acontecimentos na história, ele nos dá ouvidos, olhos e voz, e nós lhes damos, profundamente agradecidos, parabéns pelo o seu dia e que não morram como Libero Badaró, para publicarem a redenção do novo Brasil que está por vir, livre dos exploradores, da impunidade e das trevas.
   
Para pensar: Pior do que a notícia ruim, é não ter direito à informação!


QUER DAR UM PRESENTE NOBRE, ECÔNOMICO E DURÁVEL?

Use: Livro Agenda Gaúcha 2017, um baita presente para qualquer momento!
DVD com filme documentário dos Cavaleiros Farroupilhas!
(Nas livraria, papelarias, bazares, lojas de pílchas e agroveteniárias que

Valorizam a cultura ou pelo www.bolichovirtualdoicf.com.br 

Fonte! Chasque semanal Regionalismo, por Dorotéo Fagundes de Abreu! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário