domingo, 10 de abril de 2016

Apresentamos o Grupo Filhos de Galpão - Alvorada - RS

Da diversão ao trabalho, grupo alvoradense faz sucesso por onde passa
Grupo nasceu de uma despretensiosa churrascada entre amigos e ganhou chão na música gaúcha
"Nas diversas apresentações durante os três anos de formação, grupo afirma que
por onde passam deixam sua marca e simpatia" 
(Foto: Arquivo pessoal)
De uma simples brincadeira em um churrasco de amigos, entre violeiros, gaiteiros e cantores, realizado em 2011, nasceu o grupo Filhos de Galpão. Rodrigo Warnava, um dos integrantes e amante do violão desde criança, conta que intenção não era formar um grupo, mas o gosto pela música só aumentou desde então.
Apegado na gaita, instrumento que não tinha contato anteriormente, ela fala que depois do encontro de amigos, conheceu outros gaiteiros que começaram a convidá-lo para churrascadas, munido de violão, para tocar e cantar com eles.
Warnava conta que as coisas foram aumentando de proporção e o grupo começou a se apresentar no programa do Moraezinho, no Galpão do Vasco, nos encontros de artistas, churrascadas e aniversários. “O povo gostava e nos incentivava a montar um grupo”, afirma.
O grupo começou pequeno, na realidade, com duas pessoas: Rodrigo no violão e voz, e Derli Alves de Quadra na gaita. Não demorou muito para que o gaiteiro Christian Willian Forlin se juntasse e a dupla virasse um trio. Até que apareceu mais um violeiro, o Max de Alvorada e o público sugeriu que os músicos formasse um grupo. Ideia aceita.
Rodrigo conta que eles já estavam pensando no que seria necessário para lançar uma banda especializada na música gaúcha quando o gaiteiro Leandro Freitas – experiente em bailes, bandas e excelente na gaita – entrou em contato querendo montar um grupo. “Ele nos ajudou muito no repertório, no aprimoramento de ideias e tudo mais. Mas e aí? Tínhamos três gaiteiros e eu cantava mal, porcamente arranhava um violão, mas os gaiteiros eram atração por onde tocávamos”, lembra.
Para montar o grupo ainda precisavam de um baixista, mas faltava tempo para procurar. Trabalhando da forma que podiam, Rodrigo começou a ter aulas de violão, para poder acompanhar os gaiteiros, e foi onde conheceu o atual baixista Carlos Gomes, que estava começando a ter aulas de contrabaixo com o professor Miro Santos.
“Nós o convidamos para se unir conosco e de imediato ele aceitou, pois estávamos começando também. Aí trabalhamos uns meses sem baterista, só tirando e aperfeiçoando músicas para o repertório e quando aprontamos tudo, nosso professor de violão e baixo nos indicou o baterista Bruno, do Jardim Algarve”, conta o violeiro.
A primeira vez que os músicos foram convidados a se apresentar foi no Centro de Tradições Gaúchas/CTG Campeiros do Sul. “Pegamos um fandango, por intermédio do Max. Convidamos o Miro Santos e mais um professor de bateria, o Ney, ambos com experiência, para nos dar segurança”, relata Rodrigo.
Após tudo formado e com a certeza de que iria dar certo, eles resolveram lançar o grupo, criando um fandango para amigos e parentes. “No dia 24 de novembro de 2012 foi lançado o Filhos de Galpão. Para nossa surpresa, foi tanta gente nos prestigiar que não couberam todos no salão e tivemos que colocar mesas na rua, barrar algumas pessoas, porque não cabia mais ninguém no local. Aí sim entusiasmou a turma e já começamos a divulgar nas redes sociais, vídeos, fotos e convites para o próximo fandango”, conta Warnava.
Ainda com o sucesso imediato, o grupo precisava de mais um cantor, para que Rodrigo conseguisse tocar e operar o som com mais tranquilidade. Foi quando conheceram, em um baile, o Carlinhos Santos, que era vocalista de gauchada de outra banda. “Começamos a trocar ideias e após um tempo ele saiu da banda e nós o convidamos para assistir nosso ensaio. Ele trouxe a família e lá pelas tantas pedimos para que ele cantasse umas marcas. A turma se encantou com o potencial e timbre da voz dele” relembra Rodrigo que convidou o músico a “encarar a dura lida” com eles. 

“A partir desse dia o grupo só vem crescendo, numa velocidade assustadora, pois onde passamos deixamos nossa marca e simpatia, com a apresentação de um bom trabalho, com honestidade, transparência, respeito, humildade e dignidade. Valores esses raros hoje em dia, que reforçamos semanalmente nos nossos conceitos”, garante Rodrigo.

Atualmente o grupo é formado por Rodrigo Warnava, diretor; Carlinhos Santos, vocal; Carlos Gomes, baixo; Christian Willian, gaita; e Daniel Freitas Nazário, diretor de ritmo; Anderson Silva, guitarra e vocal.
Para contratar o Filhos de Galpão para festas, formaturas, casamentos, festas da comunidade, feiras e CTGs é só agendar através dos telefones (51)3447.0218 ou (51)9148.4220. 
Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada, edição do dia 18 de março de 2016. No sítio oficial do veículo, abra as porteiras clicando em http://www.jornalasemana.net/noticias/cultura/da_diversao_ao_trabalho,_grupo_alvoradense_faz_sucesso_por_onde_passa/3338

Nenhum comentário:

Postar um comentário