domingo, 12 de julho de 2015

Acendimento Internacional da Chama Crioula será no Uruguai

Pela primeira vez acontecerá o Acendimento Internacional da Chama Crioula no próximo domingo, dia 12 de julho, às 11h, na cidade Colônia de Sacramento, no Uruguai. A cerimônia será na histórica Praça da Colônia do Santíssimo Sacramento, que comemora 335 anos de fundação. Exatamente neste local aconteceu o início da ocupação portuguesa no chamado espaço gaúcho, que compreende os territórios do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Além da integração, a realização do evento no Uruguai demonstra a homenagem ao país vizinho que luta pelo resgate e preservação da tradição gaúcha há 121 anos.
Participarão deste momento histórico para o tradicionalismo autoridades políticas e tradicionalistas brasileiros e uruguaios, representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS/Festejos Farroupilhas), Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG) e Sociedades Crioulas do Uruguai.
Vinte cavaleiros que integram a Cavalgada da Chama Crioula e demais cavaleiros uruguaios também prestigiarão o Acendimento. Após a cerimônia o fogo será conduzido até a cidade de Chuí/RS, onde estão previstas apresentações artísticas e outras atividades.
“O Acendimento Internacional da Chama Crioula representa um marco histórico para o tradicionalismo gaúcho mundial. Brasil, Argentina e Uruguai estão irmanados em preservar uma tradição. Vivenciar este momento é motivo de muito orgulho pois temos a certeza que a tradição gaúcha será ainda mais espalhada com esse ato. Estamos felizes com esta coesão no país vizinho e em lugares históricos do Uruguai, que tanto luta pela tradição gaúcha desde o dia 25 de maio de 1894 com a fundação do La Criolla, explicou o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello.
Na mesma semana, no dia 17 de julho, acontecerá em Montevidéu-Uruguai o Congresso Internacional da Tradição Gaúcha. E no dia 18 de julho de 2015 os tradicionalistas participarão do Desfile do Dia da Pátria, também em Montevidéu. Em território brasileiro a Distribuição da Chama Crioula está prevista para o dia 15 de agosto no Chuí-RS.
O evento é uma realização do MTG-RS/Festejos Farroupilhas, CBTG, CITG e Sociedades Crioulas do Uruguai. Toda a programação conta com o apoio do governo uruguaio e será transmitida pela TV Tradição. 
Fonte! Chasque publicado no sítio da CBTG: http://cbtg.com.br/df/?p=2435
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário