sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 15.05.15

CTG Bento Gonçalves da Silva
         
Dando continuidade aos eventos sociais do CTG, no dia 16 de maio teremos um grande baile que será animado pelo Grupo Filhos de Galpão. Durante o evento, sorteio de uma ovelha. Contatos com o patrão Luciano pelo fone (51) 9548-3650. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

Aprovado o projeto que regulamenta rodeios

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 213/2015, que regulamenta o rodeio como atividade da cultura popular. De autoria do deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), o PL traz aperfeiçoamentos introduzidos em seu texto original através do Movimento de Tradições Gaúchas, o MTG.
Segundo o parlamentar, seu objetivo é regulamentar o rodeio como atividade cultural e tradicional praticada em todo território brasileiro. “Estima-se que os rodeios sejam seguidos por um público superior a trinta milhões de aficionados, que acompanham os inúmeros festivais realizados”, complementa Giovani Cherini. O deputado federal lembra que o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, representando seus filiados, possui um compromisso firmado com o Ministério Público do Estado, que estabelece normas para a realização dos rodeios crioulos, cumprindo as disposições legais que tratam deste assunto, jamais permitindo maus tratos aos animais.
A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 13, após ter sido encaminhado com parecer favorável pelo relator, deputado Heitor Schuch (PSB/RS). Em seu texto, ele destaca que a regulamentação dos rodeios abre novas perspectivas sociais como resultado do desenvolvimento econômico e cultural da região onde se realiza o evento.O PL 213/2015 é conclusivo às comissões e tramitará ainda na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Comissão de Cultura (CCULT) e Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC). Este chasque é do deputado Giovani Cherini, publicado no seu sítio Facebook  https://www.facebook.com/deputadogiovanicherini

CTG Raça Gaúcha promove Rodeio

Nos dias 22 a 24 de maio, Alvorada vai sediar orgulhosamente a segunda edição do Rodeio Artístico e Cultural do CTG Raça Gaúcha. O evento será realizado no galpão e demais dependências do CTG Bento Gonçalves da Silva. Inscreva a sua entidade nas mais diversas modalidades artísticas da nossa tradição. Informações com o patrão Maneca pelo fone (51) 9697-8188; 9675-4560 ou 3443-5158 ou com Jane Flores pelo fone (51) 8160-7921, ou ainda pelo chasque eletrônico idtransportes.eventos@hotmail.com. Na próxima edição traremos a programação completa deste evento. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.

Grupo Marca de Campo

         Neste final de semana o Grupo Marca de Campo vai pegar a estrada e rumar pra capital dos gaúchos. No dia 15 de maio (hoje), vai animar o grande jantar-fandango da amizade, no CTG Glaucus Saraiva (Rua Luiz de Camões, 337) e amanhã, dia 16, grande fandango no galpão do CTG Raízes do Sul (Rua São Domingos, 89).

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário