O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove, nos dias 21 a 23 de maio, a 45ª Ciranda Cultural de Prendas. O evento acontece em Rio Grande, no Sul do Estado, com realização da Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Rio Grande.
A programação prevê missa crioula, fandango, coquetel de despedida das prendas atuais, mostra folclórica e o momento mais tenso e aguardado pelas mais de 70 participantes que estarão presentes: as provas orais e artísticas que definirão as novas prendas mirim, juvenil e adulta do Rio Grande do Sul.
O evento tem como objetivos despertar o gosto pelas tradições e estimular a integração ao meio tradicionalista, bem como o aprofundamento na cultura rio-grandense, incremento cultural e intelectual das prendas, aperfeiçoamento de dotes artísticos e de relacionamento social.
Segundo o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, a Ciranda Estadual de Prendas, em seus 45 anos de histórica, consagrou-se como um dos principais eventos culturais e artísticos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Reunindo as 30 regiões tradicionalistas do Estado, segundo ele, tem como principal destaque o envolvimento jovem e os significativos ganhos culturais que o concurso promove.
“Para ser prenda do Rio Grande do Sul, é necessário apresentar conhecimentos em História, Geografia, Folclore, Tradição e Tradicionalismo, bem como em assuntos da atualidade’, afirma Savaris. São escolhidas, conforme o regulamento do evento, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha.
Fonte! Chasque publicado no Sítio Mundo Gaúcho. Abra as porteiras: http://mundogaucho.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário