domingo, 26 de setembro de 2021

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 24.09.21

 PROJETO FLORES DE MAÇANILHA

Créditos! Projeto Flores de Maçanilha no sítio Facebook
             O Projeto Flores de Maçanilha esteve no dia 19/09/2021 no III Adelante da Poesia, em Alvorada no Acampamento Farroupilha. "Apresentamos o livro do I Concurso Literário de Poemas Inéditos, realizado em 2020 e anunciamos o início das oficinas de criação literária e de declamação que acontecerão com início previsto ainda neste ano, para todas as cidades interessadas" conta Joseti Gomes, idealizadora do projeto. As oficinas podem ser agendadas com ela pelo whatsapp (51)984.542.033. "Levamos o Projeto até o teu CTG" - concluiu.

    A proposta é ouvir todas as crianças e jovens e orientá-los para a escrita e interpretação. Não é cobrado cachê, pois o Projeto tem o objetivo de acolhimento. Seja um apoiador e participe! Fonte! Sítio Rogério Bastos – www.rogeriobastos.com.br.

GESTÃO CANDEEIRO

Setembro é o mês dos Festejos Farroupilhas e junto dele arde a Chama Crioula. A Chama simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza a Tradição Gaúcha, representando o gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas, com ideais de justiça e liberdade. No entanto, esta chama deve se manter acesa dentro de cada um de nós, da mesma forma que em um candeeiro crioulo. O fogo que arde na nossa alma é o que nos move, nos faz lutar pelo que acreditamos, nos faz ter esperança de um mundo melhor, mais humano.

A Gestão Estadual 2021/2022 que nasceu no setembro é a Gestão Candeeiro e busca esta energia positiva, resultado da união, do companheirismo e da força de cada um, para que o ano que segue seja de muito trabalho, reflexões, momentos marcantes e muito sucesso.

Tal qual candeeiros temos a responsabilidade de iluminar o Rio Grande Tradicionalista na retomada de nossos eventos e projetos presenciais. Para tanto, iniciamos nossa Gestão com a apresentação das Prendas e dos Peões que a compõe. Da mesma forma, estamos à disposição, com muita vontade e amor. Grande abraço! Fonte! sítio Facebook dos Peões e Prendas do RS - https://www.facebook.com/prendasepeoesdors/

BAGÉ E PALMEIRA DAS MISSÕES ELEGEM 1ª PRENDA E PEÃO FARROUPILHA DO RS

Foi realizada na tarde deste domingo, 12, a posse das prendas e peões do Rio Grande do Sul, gestão 2021/2022, com a entrega das faixas e crachás em solenidade realizada no galpão crioulo do 35 CTG. O resultado foi previamente divulgado durante uma live, no fim da tarde de sábado (11), diretamente da sede do MTG.  Na oportunidade, os 18 novos representantes da juventude tradicionalista foram nomeados e puderam se deslocar para a capital para a cerimônia de titulação. O evento diferenciado aconteceu em Porto Alegre, excepcionalmente, devido à pandemia.

O 35 CTG, abriu suas portas para receber o Rio Grande, cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com medição de temperatura, aplicação de álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras, além de restringir o número de convidados, permitindo que apenas familiares, coordenadores, conselheiros e imprensa participassem da solenidade.

A 1ª Prenda do Rio Grande do Sul é Carolina Ribas Martins, do CTG Pampa e Minuano de Bagé, 18ª RT. Já o Peão Farroupilha do Estado é Ramiro Grethe Bregles, representante o CTG Galpão da Boa Vontade, de Palmeira das Missões, 17ª RT. Bregles já ocupou um cargo estadual em gestão anterior. Fonte! https://www.mtg.org.br/

Fonte! Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição do dia 24 de setembro de 2021, por Valdemar Engroff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário