sábado, 4 de setembro de 2021

Acampamento Farroupilha começa a ganhar forma no Bairro Jardim Alvorada

Instalação dos piquetes no campo próximo ao CTG Amanhecer na Querência já foi iniciada

"O Acampamento já está sendo montado e deve ser concluído até a chegada da Chama Crioula" (Foto: Guilherme Wunder)

A reportagem do Jornal A Semana foi até a nova sede do Acampamento Farroupilha para conhecer os piquetes e suas instalações. As obras, que tiveram início na última semana, devem ser concluídas até o dia 04 de setembro, quando a chama crioula deve chegar no local. Ao contrário de anos anteriores, desta vez a região escolhida foi o campo próximo ao CTG Amanhecer na Querência, no Bairro Jardim Alvorada.

Lá os 25 piquetes – menos da metade do que na última edição – devem se instalar. São 20 piquetes e cinco comércios que estarão no local. Além disso, na Praça João Goulart, região onde o acampamento foi realizado nos anos anteriores, existe uma estrutura sendo construída. Contudo, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Jefferson Teixeira, a infraestrutura não tem relação com o acampamento.

As perspectivas de quem está no local

Na tarde de segunda-feira, 30/08, foi possível compreender as perspectivas divididas de quem foi para o local. Isso porque existem pessoas que preferiam a região dos anos anteriores. “Melhor era na Praça, mas vamos passar a temporada aqui e ver como vai ser. Hoje a gente não sabe ainda. Temos medo de como será em dias de chuva e com o movimento da população”, salienta Roberto Aguirre.

Contudo, para Jefferson Garcia, a mudança foi benéfica e vai contemplar os alvoradenses que gostam do movimento tradicionalista. “Ficou melhor aqui. Para nós que somos pessoas que gostamos dos tradicionalistas ficou mais seguro e melhor. Não fica tanta bagunça que nem era na Praça. Acho que esse ano já será melhor que nos anos anteriores”, salienta o alvoradense.

Segundo ele, além de estar mais seguro, o local novo atende bem a população. O alvoradense afirma ainda que, mesmo distante, o comércio não deve ser afetado. “Acredito que o fato de ser fechado e de as pessoas não poderem entrar com cooler e cerveja, vamos ter bastante movimento. Ontem eu estava com o piquete cheio de gente e vendi um monte de cerveja enquanto fazíamos as obras”, finaliza Garcia.

O parecer do MTG

Em entrevista, o subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, Jair Martins, explicou que os participantes do acampamento estão, em sua maioria, felizes com o novo local. “A avaliação é bem favorável. Nós fizemos um acampamento reduzido por causa da pandemia e estaremos em um espaço que só virá quem são os adeptos e interessados com o MTG. Queremos isso”, salienta a liderança do MTG.

Para ele, por mais que na praça tivesse mais gente, no novo local estão indo os que se interessam pela tradição gaúcha e essa é a prioridade. “Eu acho que aqui é uma semente do que queremos ter no futuro. O sonho de todo tradicionalista é ter um espaço próprio. Nós estamos no caminho certo para que a gente busque o nosso parque. Isso independente da distância”, projeta Martins.

Programação

04 de setembro – 13h30: Chegada da Chama Crioula
07 de setembro – 17h: Abertura oficial do Acampamento Farroupilha
18h: Show com Vitória Sá Heck
20h: Show Grupo Eco do Pampa
08 de setembro – 15h: Oficina de Brinquedo e Brincadeiras (CTG Raça Gaúcha)
19h: Ronda do CTG Amanhecer na Querência
09 de setembro – 15h: Oficina de Chimarrão (CTG Amanhecer na Querência)
20h: Show Grupo Macanudo
10 de setembro – 15h: História de Menotti Garibaldi (Anita 2021 e Klara Beyer)
19h: Ronda do CTG Raça Gaúcha
20h: Show Grupo Rebeldia
11 de setembro – 15h: Oficina de Fuxico (CTG Sentinelas do Pago)
20h: Show Grupo Sina Fandangueira
12 de setembro – 20h: Show Nenê Vargas
13 de setembro – 20h: Palestra com Jeandro Garcia sobre a história da Chama
14 de setembro – 15h: Oficina Boneca de Pano (prendas dos CTGS)
20h: Ronda do CTG Bento Gonçalves
15 de setembro – 15H: Oficina de Vaca Parada (campeira mirim)
19h: Ronda do CTG Tradição
20h: Show Grupo Macanudos
16 de setembro – 19h: Concurso de Culinária
20h: Show Grupo Lendas do Sul
17 de setembro – 20h: Show Grupo Eco do Minuano e Bonitinha e Máquina Fandangueira
18 de setembro – 16h: Café das mulheres
20h: Show Moisés Oliveira
19 de setembro – 20h: Show Grupo Máquina Fandangueira
20 de setembro – 18h: Show Joca Martins

Fonte! Chasque (reportagem) publicado na edição do Jornal A Semana de Alvorada (RS) na edição do dia 03 de setembro de 2021. Também acessível no grande potreiro do Facebook. Abra as porteiras clicando em https://www.jornalasemana.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário