sábado, 4 de setembro de 2021

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 03.09.21

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2021

Créditos! Nosso arquivo pessoal - Valdemar Engroff
Para melhor atender as necessidades sanitárias e protocolos estamos transferindo o Acampamento Farroupilha 2021 de Alvorada para a Praça Jardim Alvorada na Rua Tramandaí ao lado do CTG Amanhecer na Querência, que ocorrerá de 07 a 20 de setembro. Todos os protocolos apropriados estão sendo criados junto a prefeitura e lideranças tradicionalistas. Ainda estamos no aguardo dos protocolos que serão repassados pelo Governo do Estado para a realização das festividades, para também implementá-los.

Diversas atividades estão sendo programadas, mas o local terá acesso controlado e no seu interior será exigido e fiscalizado conforme os cuidados necessários. Sendo averiguado tanto os participantes com piquetes, quantos os visitantes eventuais. Dentro do que nos permite e obriga a legislação municipal, estadual, federal e órgãos de saúde pública, iremos realizar um evento focado especialmente em tradição, culto a nossa história e valorização da família e jovens através de nossos costumes, com palestras, apresentações, oficinas e penhas.

Contamos com a colaboração de todos para que tenhamos uma grande atividade cultural e social, mas especialmente segura para todos. Quem não desejar participar nós entendemos perfeitamente, até mesmo porque o evento será obrigatoriamente muito reduzido, mas esperamos a todos de braços abertos no ano que vem, se Deus permitir livres desta pandemia.

Agradecemos a todos os tradicionalistas, CTGs, Piquetes, servidores públicos e tantos outros que tem sido incansáveis na busca das melhores soluções para a realização deste evento que muito orgulha a nossa cidade. Fonte: Jornal Farroupilha Online: www.jornalfarroupilhaalvorada.blogspot.com, por Neto Beyer.

COMEÇAM OS ACENDIMENTOS DAS CHAMAS PELAS REGIÕES DO RS

O município de Cruz Alta comemorou, na quarta-feira (18), 200 anos de história. Uma série de atividades marcaram a data, entre elas o acendimento da chama crioula da Semana Farroupilha, no Palácio da Intendência – Largo da Prefeitura. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, esteve presente no ato, que também prestou uma homenagem a Elenir Winck.

A coordenadora da 9ª RT, Ana Cláudia da Silva, o diretor da OrCav (Ordem dos Cavaleiros do RS), Ildo Vagner, a coordenadora municipal de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis e a prefeita Dra. Paula (MDB) participaram da cerimônia, que teve como tema: “Na simbologia dos ‘Caminhos de Anita’ homenageamos Cruz Alta nos seus 200 anos de história”. “A distribuição da chama crioula acontecerá no dia 12 de setembro, em Beijamin Nott – marco inicial de Cruz Alta, onde, junto aos 22 municípios pertencentes a 9ª RT, valorizaremos a terra de Érico Veríssimo, da Lenda da Panelinha e do Pouso dos Tropeiros” – disse Ana Claudia.

Foi o primeiro evento oficial do MTG este ano e, também, a primeira chama regional gerada para as comemorações farroupilhas. No dia 25, na localidade de Ermida, em São Pedro do Sul, foi gerada a Chama da 13ª Região Tradicionalista (RT), que será distribuída para as entidades daquela região no dia 11 de setembro. Dia 26 foi a vez da 7ªRT, em Sarandi, e no dia 4 de setembro, serão geradas as chamas de oito RTs (1ª, 2ª, 5ª, 12ª, 17ª, 18ª, 24ª e 25ª). A fonte deste chasque é o sítio oficial do MTG no Facebook. 

Fonte! Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição do dia 03 de setembro de 2021, por Valdemar Engroff. Também acessível no grande potreiro da internet. Abra as porteiras clicando em https://www.jornalasemana.net/colunas/tradicao_e_cultura/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário