domingo, 14 de julho de 2019

Tu sabes quem foi a CABO TOCO??

OLMIRA LEAL DE OLIVEIRA - CABO TOCO
- Nasceu em 18 de junho de 1902 na localidade de camaquã em Caçapava do Sul-RS

- Filha de Francisco José de Oliveira e Auta Coelho Leal de Oliveira

- Aos 21 anos de idade foi recrutada para integrar as fileiras da Brigada Militar, como enfermeira e combatente no 1º Regimento de Cavalaria, hoje 1º Regimento da Polícia Montada , com sede em Santa Maria.

- Logo recebeu a patente de Cabo, era conhecida por Cabo toco por ser baixinha.

- Participou da Revolução de 1923 onde a Brigada defendia a legitimidade da reeleição de Borges de Medeiros contra os Maragatos.

- Cabo Toco era uma apaixonada por queimar cartuchos, não se limitando apenas às atividades de apoio. Empunhando seu fuzil, lutava lado a lado com a mesma valentia dos demais soldados.

- Depois de passar por várias batalhas com destaque de bravura, deixou a corporação em 1932.

- Casou com Antonio Martins da Silva, em 1951. Ficou viúva em 1954, e passou a viver de pequena pensão deixada pelo marido.

- Mulher forte, guerreira, símbolo vivo da história do Rio Grande do Sul, sem descendentes, vivia em uma casa paupérrima na periferia de Cachoeira do Sul

- Andava pelas ruas com sua velha carroça, cansada e sem rumo, carregando consigo a história que o povo não conhecia.

- Mesmo sendo considerada uma heroína, Cabo Toco só ficou conhecida depois que, em 1987, Nilo Bairros de Brum e Heleno Gimenez venceram a 5ª Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul com uma canção contando a sua história, na voz de Fátima Gimenez

- Cabo Toco esteve presente na entrega da premiação da música, e viveu momentos de pura emoção ao ver sua vida contada em uma linda canção, apresentada para um grande público, que na sua maioria nem sequer sabia da sua existência.

- Cabo Toco, quando faleceu, recebia pensão vitalícia especial, correspondente ao cargo de 2º Sargento da Brigada Militar concedida havia poucos anos, por parte do Governo do Estado.

- Olmira Leal de Oliveira faleceu em 21 de outubro de 1989, em Cachoeira do Sul, e está sepultada no Cemitério Municipal de Caçapava do Sul.

"Entrei de frente na história e, acredite quem quiser, em vinte e três fui soldado sem deixar de ser mulher”

Fonte! Sítio Facebook Poesia Gaúcha -   

Nenhum comentário:

Postar um comentário