quinta-feira, 27 de junho de 2019

Chasque do Ricardo Casca Pereira no Informativo Regional - 27/06/19


CHEGOU O INVERNO NO PAMPA!

            Então moçada, ajeita o pala e te abanca! Junho é marcado pela época mais fria do ano nos estados do sul. Mês de reuniões familiares ao redor do fogo, comer pinhão, tomar quentão, sorver um mate, tomar uma canha e jogar conversa fora. Há quem arrisque um carteado! 

            Mas a essência dos invernos, além das intempéries é o fato de que as pessoas precisam se aproximar, se aquecer, passear e aproveitar mais a vida! Saborear o que isso tudo nos proporciona. 

Em Santa Catarina existem lugares espetaculares e bem pertinho, conheça Nova Veneza. No Rio Grande do Sul, vá a Gramado! Chocolate quente, vinho, danças, comidas típicas e que hospitalidade!

            Enfim, que os inverno nos proporcione momentos ímpares, pois como já diz o poeta; “O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva!”

Deixo trechos de uma música de Adair de Freitas que retrata o inverno no pampa gaúcho!

Inverno Pampeano  (Adair de Freitas)

“Lá vem o Minuano açoitando as macegas, Nas frinchas do rancho um medonho assovio, O gado procura um capão pro abrigo, E o cusco parceiro tirita de frio.

Na fúria dos ventos do inverno pampeano, Alambrado tinindo se torna um bordão, Que a mãe natureza dedilha sem pressa, Entoando na tarde uma triste canção.

Ao pé de algum fogo se abanca o Gaúcho, Enrolado no pala pra um mate parceiro, A cuia campeira de mão vai trocando, E aquece a amizade entre rudes campeiros.

Os tauras conhecem do tempo suas manhas, Se acaso na noite o Minuano cessar, Vai ter geada grande branqueando as coxilhas, Paisagem tão linda só Deus pra pintar

Inverno pampeano de opaco matiz, Do fogo campeiro clareando os galpões, É tempo em que os sonhos se tornam mais gris, E acordam lembranças de antigos verões.

Mas quando o agosto se finda e nos ranchos, A vida caminha em compasso de espera, A moça bonita já sonha com o campo, Abrindo mil flores para a primavera.

O inverno pampeano então se despede, Se vai correr mundo e depois voltará, Trazendo a esperança de paz entre os homens, E a luz da igualdade que um dia virá.”

Que o frio seja retratado apenas no clima e que os corações e almas de todos peões e prendas estejam aquecidos neste inverno!

Domingo tem mais “Chimarreando com casca e tudo” – 106.1 FM – Rádio Maristela de Torres – Te aprochega tchê!

Fonte! Chasque de autoria de Ricardo "Casca" Pereira, publicado nas páginas do Jornal Informativo Regional, da cidade de São João do Sul - SC, na sua coluna "Chimarreando com Casca e Tudo", na edição do dia 27 de junho de 2019. 

Ricardo também produz e realiza o programa gaúcho "Chimarreando com Casca e Tudo", aos domingos, na Rádio Maristela FM, da cidade de Torres, das 10 às 13h. Sintonize abrindo as porteiras clicando em www.radiomaristelafm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário