quarta-feira, 1 de maio de 2019

Rádio web de Santa Cruz leva a tradição gaúcha aos cinco continentes

Resistindo às dificuldades financeiras, o amor pela cultura embala o sonho de ver a tradição chegar a países de todo o mundo

Do Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul, para o mundo. Em vez das ondas do rádio, o alcance da internet. Foi apostando na paixão pela tradição gaúcha, especialmente a música, que um pequeno grupo criou na cidade, há cinco anos, uma forma diferente de chegar aos mais longínquos “rincões”.

O jeito de fazer é tradicional, mas a forma atual, e que resiste às dificuldades, principalmente, de se manter, dado o pouco apoio publicitário, levam a voz de dois comunicadores e a cultura do Rio Grande do Sul aos cinco continentes.

Na lista de países aonde a Rádio Web Terra Gaúcha já chegou através da internet, desde Canadá e Austrália aos mais inusitados como Índia, Polônia, Jordânia, Croácia e Argélia. No topo dos países que mais ouvem estão o Brasil, obviamente, Estados Unidos, Argentina e Paraguai.

E não são poucos os acessos. Em 2014, no mínimo 250 mil acessos de todo o mundo garantiram que o trabalho do administrador público aposentado Juvêncio Pinheiro e mais uma turma de colaboradores ficasse conhecido. No site onde é possível acompanhar o feedback de ouvintes, são contabilizados aproximadamente 25 mil acessos mensais e uma média de 700 por dia.

TRANSMISSÃO CONVENCIONAL

Apesar de ter motivos para comemorar sendo transmitida pela internet, a rádio web deve entrar em operação pelo modo convencional nos próximos anos, isto porque um projeto a ser aprovado pode fazer com que a Terra Gaúcha chegue à casa dos santa-cruzenses por meio das ondas, nas antenas, em frequência modulada (FM).

Mas para quem pensa que a programação será mista, Juvêncio já antecipou que mesmo com a mudança, os ouvintes poderão continuar acompanhando pelo site e que o segmento musical permanecerá o mesmo, cultuando às tradições gaúchas.

CURIOSIDADE
 Você sabia que a primeira rádio a operar on-line no Brasil foi do Nordeste? Pois é, e isso só aconteceu cerca de dois anos depois das primeiras experiências com emissoras norte-americanas, em 1995. A Manguetronic inovou no país através de seu extinto site (www.manguetronic.com.br), veiculando exclusivamente um programa pela internet. Em 2014 houve uma tentativa de retorno da proposta que está disponível neste link: Manguetronic

Fonte! Chasque de Paulo Garcia, publicado no sítio O T (Outro Tom) em 29 de maio de 2019. Abra as porteiras clicando em https://www.outrotom.com/single-post/2015/05/30/Radio-web-de-Santa-Cruz-leva-a-tradicao-gaucha-aos-cinco-continentes?fbclid=IwAR31ygLsDNLw75zsMoVL7GyU8RD1dKHejPhLuqknhsI9fCiJcXM2uQ2dElo    
..........................................................

Nota do Sítio!

Somos parceiros da Rádio Terra Gaúcha aqui neste modesto galpão do tradicionalismo gaúcho e também:

1 - Sítio O Bolso da Bombacha (finanças pessoais em "gauchês") -  www.obolsodabombacha.blogspot.com 

2 -  Sítio do CTG Amaranto Pereira de Alvorada (RS) -  www.ctgamaranto.blogspot.com  

3 - Sítio do Conjunto Musical Os Pampeiros de São José dos Campos / SP -  www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com   
Grande abraço amigo e parceiro Juvêncio Avelino Pinheiro

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário