quarta-feira, 15 de maio de 2019

Case: Yes Energia Solar mostra experiência do primeiro CTG no mundo com energia solar

Case: Yes Energia Solar mostra experiência do primeiro CTG no mundo com energia solar


O primeiro case apresentado no fórum, na manhã do dia 22 de maio, mostrará a experiência do CTG Pousada da Figueira, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Conhecido como o primeiro CTG no mundo com energia solar, o projeto foi executado em 2017 pela Yes Energia Solar. A entidade tradicionalista realizou reformas com o objetivo de transformar o espaço mais ecológico, além de reduzir o valor com energia elétrica.

No galpão de 1.600 m², que abriga os ensaios e aulas de dança, bailes, almoços e outros eventos, foram instalados painéis solares, sistema de reaproveitamento da água da chuva, troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED e outras medidas visando a sustentabilidade ambiental e econômica. O projeto foi executado por meio de financiamento com a Sicredi.

No fórum, o case será apresentado pelo consultor de Energias Renováveis da Yes Energia Solar, João Pedro Demore, juntamente com o patrão do CTG Pousada da Figueira, João Carlos Barcelos Guterres. A Yes Energia Solar tem cinco anos no mercado e soma 160 projetos instalados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul.

Programação
 
O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho vão permear os debates do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. A programação terá palestras, painéis e apresentação de cinco cases de sucesso com temas como legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar; financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética; cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética; e projetos de geração distribuída com energia solar e sistemas híbridos.


Saiba mais sobre a programação aqui .

Inscrições
 
O evento será realizado na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves - RS).


As inscrições podem ser feitas no site do evento .

Realizadores

O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Patrocinadores
 
O Fórum tem patrocínio da SICES Solar, da Sicredi, do Badesul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE,  da Gustavo Borges/LibertySeguros e da Solled Energia,e da Perfil Energia.


São apoiadores do evento: Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ABESCO, Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, Bento Convention Bureau, Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC, FIERGS, GarantiSerra, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ocergs SescoopRS, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fundação Proamb, SENGE RS, SIMECS, Simmme e Simplás.

Foto: Yes Energia Solar, Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário