domingo, 14 de junho de 2015

PELA LIBERDADE DE IMPRENSA



Dia 7 de junho, marcou o Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil, e para mim é um privilégio estar aqui atuando para salientar esse dia, onde há décadas livremente expressamos diversos temas, dentro do conceito da regionalidade que se torna universal, por tratar da vida das gentes, informando com base na história, não para reconta-la, nem para distorce-la, mas tê-la como parâmetro. 

Bem ou mal o serviço da impressa no Brasil é um grito libertário, sim, porque apesar dos jornalistas oficias de esquerda ou de direita, tivemos e temos os mais legítimos, que assumiram essa árdua profissão de informar tendo como bandeira a isenção, o que não significa ficar em cima do muro.

Mas a imprensa e seus agentes independentes, sempre foram e serão os perseguidos, oprimidos e torturados em qualquer sistema.

Liberdade de imprensa não é o direito de imprimir e distribuir o que se bem entende, isso é propaganda. Liberdade de imprensa é publicar e distribuir a verdadeira noticia, é ter compromisso de informar a população com honestidade, pouco importando se a nota é boa ou não a quem quer que seja, entendo ainda que a liberdade de imprensa não está nem no livre arbítrio que Deus nos deu para escolher o nosso caminho ou seja, o direito que eu tenho de escolher o que é bom para mim, logo o bom jornalista tem que revelar até o que não e bom pra ele.

Um Estado só é democrático com a garantida premissa da liberdade de imprensa, do contrário é uma republiqueta, que tem no poder mentes gananciosas, mentirosas, que farão de tudo para esculhambar com a imprensa, comprando, extorquindo, torturando, matando.

O homem de imprensa precisa ser livre por dentro e por fora, por dentro regida por sua consciência de jamais mentir, por fora, por leis e instituições que lhe garantam agir soberanamente, e por acreditar que essas duas figuras existem em nosso país, não erro em afirmar que se democráticos ainda estamos é por que tivemos e temos profissionais e veículos de imprensa responsáveis, com honra, com coragem, que deram e darão sua vida em nome da verdade, da liberdade, contra todas as faces da tirania.

Para pensar: A censura tem que haver contra a política safada, a cidadãos desfibrados moralmente, mas nunca contra a liberdade de noticiar. 

Fonte! Coluna Regionalismo desta semana, por Dorotéo Fagundes de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário