terça-feira, 28 de agosto de 2012

Chama Crioula chega a Viamão abaixo de chuva

  

Mais uma vez os cavalarianos da UTV (União Tradicionalista Viamonense) chegaram ao município abaixo de chuva. A cavalgada começou no sábado passado, quando receberam uma centelha da Chama Oficial acesa no município de Venâncio Aires, a terra do chimarrão. Após percorrerem mais de duzentos quilômetros, devido aos percursos diferentes das estradas, atravessando campos, corredores e estradas de chão, finalmente puderam reencontrar seus amigos e familiares empunhando o Candeeiro Simbólico do sentimento farrapo. 
 
O primeiro ponto de parada após entrarem em terras viamonenses, foi a Rádio Comunitária Santa Isabel FM na Estância Grande. Ali foram recebidos calorosamente pelos comunicadores, pessoas da comunidade, mulheres, homens e crianças. O presidente da rádio, professor Celso Broda, emocionado com o ato, em suas palavras fortes, lembrou os feitos dos farroupilhas e também dos tradicionalistas de Viamão que constroem ao longo dos anos a História do município. “ Na maioria das vezes, estes destemidos custeiam de seu próprio bolso os eventos atinentes ao tradicionalismo em nosso município.” Onde estão os governantes nesta hora para dar o apoio merecido a estes campeiros que levam e elevam o nome de Viamão por onde andam? Disse Celso.

Em seguida, em uma série de entrevistas aos microfones da emissora, os cavalarianos contaram das suas noites e dias no lombo dos cavalos. Todos muito emocionados, felizes, com a sensação de dever cumprido. Marquinhos lembrou de uma hotelaria onde seu Alexandre era o capataz. Ao chegarem se surpreenderam. Seu Alexandre, um rapaz de apenas dezenove anos. “ O que ele fez por nós, a maneira como nos recebeu explica por que é chamado de seu Alexandre”. Falou o Guaiquica que, em versos de improviso também contou algumas facetas da viagem. O Azambuja quase não conseguia falar de emoção. E assim um após outro, todos contaram um pouco do que foi o evento. Passamos um rio em balsa puxada a mão. Vencemos uma Br passando sobre uma passarela, lembrou o Gomes, capataz da campeira. Também este presente na rádio, o presidente da Ordem dos Cavaleiros do Brasil (ORCAVBR), Sr Nilson de Oliveira Rodrigues.

Após o almoço na Estância Grande, rumaram para o CTG Setembrina dos Farrapos para entregarem oficialmente a Chama para o prefeito Alex Boscaini, a presidente da UTV Elieti Miranda, demais autoridades e tradicionalistas. No próximo dia 13, Viamão recebe outra centelha que vem da Primeira Região Tradicionalista e após unir as duas, acontece a visita à Cruz das Almas, a missa na Paróquia Matriz e deslocamento até o Parque do Sindicato Rural na RS 040 onde ficará até o dia 20 no acampamento. Roberto Kellermann – 26/08/2012.

Fonte! Chasque de Roberto Kellermann, publicado no sítio Portal Viamão, dia 26 de agosto de 2012. Abra as porteiras: http://www.portalviamao.com.br/site2/index.php?acao=noticias_destaque&cod=732 

Nenhum comentário:

Postar um comentário