quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Chama Crioula, por Manoelito Savaris – Presidente da CBTG


Foto: www.bentogoncalves.rs.gov.br

No dia 17 de agosto foi acesa a Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas 2012, com distribuição das centelhas para as 30 Regiões do MTG-RS e para os MTGs PR, SP, AO e FTGPC, no dia 18.


Esse é, na minha forma de ver, o melhor e mais bonito evento realizado pelo tradicionalismo gaúcho. Melhor porque não há competição, não há troféu, não disputa por dinheiro e por nada. Mais bonito porque trata da essência do que é ser tradicionalista, trata da rememoração da história e do sagrado sentimento de nativismo.

Além de reunir em torno de 800 cavalarianos que, a partir de Venâncio Aires, local do acendimento da Chama, cortam o Rio Grande levando o símbolo da história e do orgulho do gaúcho, ainda possibilitou o encontro de tradicionalistas do Rio Grande do Sul com alguns daqueles que fazem tradicionalismo fora do Estado.


Como Presidente da CBTG fiquei orgulhoso e agradecido pela presença dos Presidentes do MTG-RS, MTG-PR e MTG-AO, além dos representantes dos Presidentes do MTG-SP e da FTGPC. Essa união dos tradicionalistas, a troca de experiências, a confraternização pura e desprovida de qualquer tipo de interesse é o que mais gratifica e o que faz a grandeza do tradicionalismo gaúcho espalhado pelo mundo.

Tivemos a oportunidade de homenagear valorosos tradicionalistas que desempenham o papel de embaixadores honorários do Rio Grande do Sul, em outros estados brasileiros. Esse título é uma homenagem, sim, mas é acima de tudo o reforço de um compromisso assumido voluntariamente, na defesa, divulgação e valorização da cultura gauchesca. Parabéns aos novos Cônsules.


O acendimento da Chama Crioula marca o início dos Festejos Farroupilhas. Cada CTG, cara Região Tradicionalista e cada MTG deve comemorar a data do 20 de setembro. Quem puder realizar programação mais extensa, que o faça da melhor forma, quem não puder festejar por uma semana ou um mês como do Rio Grande, que o faça, pelo menos no dia do gaúcho.


A Revolução Farroupilha foi, sem nenhuma dúvida, o episódio fundador da identidade gauchesca. Foi a partir daquela Revolução que os gaúchos firmaram posição na defesa da República como forma de governo, do federalismo como forma de organização do estado, do direito de propriedade e do desejo de sempre escolher seus representantes políticos.

Devemos comemorar as ideias, os conceitos de Liberdade, Igualdade e Humanidade, a história e a inquebrantável valentia da sociedade gauchesca que se orgulha de si mesma, sem desmerecer os demais. Podemos homenagear os nossos heróis – Bento Gonçalves, David Canabarro, Souza Netto, Domingos José de Almeida, Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi, entre tantos outros – assim como podemos relembrar e reconhecer os episódios marcantes, como a tomada de Porto Alegre (20 de setembro de 1835), a Proclamação da República (11 de setembro de 1836), a primeira execução do Hino Farroupilha (6 de maio de 1838), entre outros.


Qualquer que seja o foco das comemorações haverá sempre de ser um momento cívico e solene. A festa, os fandangos, os rodeios, as rodas de truco, também são importantes, mas por certo não são as coisas mais importantes.

O esforço que precisamos todos fazer é o de envolver os jovens nessa atividade. Fazê-los compreender que aí está a essência do tradicionalismo. No momento que conseguirmos equilibrar este e outros eventos similares, com os rodeios, festivais, concursos e encontros de arte, estaremos cumprindo nosso papel de gestores do tradicionalismo gaúcho.


Chasque publicado no sítio da CBTG:www.cbtg.com.br

Fonte! Sítio do meu amigo e irmão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) - O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras: http://www.ocariucho.com.br/?p=9359

Nenhum comentário:

Postar um comentário