Cerimônia estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (18) em Cristal, mas ocorrerá apenas no sábado (19)
A 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul ocorrerá no sábado (19), às 9h, em Cristal, na região sul do Estado. A cerimônia estava marcada para sexta-feira (18), mas a previsão de temporal por conta de um ciclone extratropical no RS fez a organização reunir as atividades no dia seguinte.
Além do ato, estão marcadas apresentações artísticas durante todo o sábado no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, onde ocorrerá o acendimento. Veja a programação completa no fim da reportagem. A atividade marca o início dos Festejos Farroupilhas: a chama será acesa e distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, que levarão o fogo para todos os 497 municípios gaúchos, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS). A chama será extinta apenas no dia 20 de Setembro, data máxima das comemorações.
A escolha de Cristal como ponto de início dos festejos remete à importância do local para a memória do RS, segundo Juliano Guerreiro, presidente da comissão executiva do MTG-RS e secretário de Turismo de Cristal.
— A Estância do Cristal originou o nome do município. Ela era uma das casas de Bento Gonçalves e o refúgio das Sete Mulheres, que é citada na série (da Rede Globo) e em um livro. Na época da Revolução Farroupilha, as mulheres se refugiaram lá e Bento Gonçalves ia visitá-las — conta.
No sábado, são esperados 1,2 mil cavaleiros e um público de cerca de 5 mil pessoas no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva.
Programação do sábado da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula em Cristal:
7h - Concentração das delegações a cavalo no CTG General Bento Gonçalves da Silva (depois, deslocamento para o Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva)
9h - Início da Cerimônia da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do RS, no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva
Encenação artística: “A estância do Cristal - Refúgio de espera em tempo de guerra”
Início da cerimônia de distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado
14h30min - Início da mateada
15h - Apresentação da Escola Otto Becker
15h10min - Vinicius Krinton Trio
16h30min - Elisana e Maitê
17h - Fábrica de gaiteiros
17h40min - Juninho e Banda
18h40min - Emanuele Mass, Vinicius Krinton e Cassiano Lacerda
19h30min - Grupo de Bota e Bombacha
20h30min - Grupo Querência
Fonte! Chasque (reportagem) publicado no dia 17 de agosto de 2023 (e atualizado no dia 18 de agosto), por Vinícios Coimbra, no portal Gaúcha ZH. Abra as porteiras clicando no link abaixo: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/semana-farroupilha/noticia/2023/08/ciclone-extratropical-adia-acendimento-e-distribuicao-da-chama-crioula-no-sul-do-rs-cllfv4vaw002i016b0fpu7404.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário