"Esse será o primeiro ano no novo endereço"
(Foto: Dalvani Albarello)
O Acampamento Farroupilha de 2023 está em novo endereço e, desta vez, em um local definitivo. Isso porque a Prefeitura adquiriu uma fazenda às margens da ERS-118 e concedeu cerca de 12 hectares para a construção do acampamento. Este será o primeiro ano que os festejos devem ocorrer no local. Já existem dois piquetes sendo montados, a terraplanagem está sendo realizada e a instalação da rede elétrica também.
Para compreender como funcionará a edição deste ano, a reportagem do Jornal A Semana conversou com o coordenador do MTG de Alvorada, Jair Martins. Ele explicou como funcionará a edição deste ano e as expectativas para a estreia no novo e definitivo espaço – que pode ser ampliado no próximo ano.
Confira a entrevista completa
Jornal A Semana – Como vocês vem a realização do acampamento deste ano, neste novo espaço?
Jair Martins – Faziam mais de 20 anos que a gente almejava um espaço como esse. Aqui nós temos um lugar definitivo e direcionado aos tradicionalistas e simpatizantes. Com certeza nós vamos ser reconhecidos pelo importante passo que foi dado. Todos os tradicionalistas reivindicavam um espaço fixo e não o monta e desmonta de todos os anos. Aqui será definitivo e aberto o ano todo. Depois dos Festejos Farroupilha que vai ser definido como será a programação no decorrer do ano.
Jornal A Semana – Quantos piquetes devemos ter na edição deste ano e quando os festejos devem ter início?
Jair Martins – Nós já estamos com 35 piquetes confirmados e temos espaço para mais de cem piquetes. A aceitação dos tradicionalistas é positiva. A maioria sabe da luta que a gente tinha por um espaço. É claro que existem pessoas que acham longe, mas hoje existem maneiras de se locomover até aqui. Estamos trabalhando para começar o acampamento no dia 07 de setembro. O desfile ainda está sendo planejado, mas a nossa ideia é voltar para o centro da cidade. A agenda de shows já está sendo definida e vamos priorizar os artistas locais. Nos próximos dias que devemos divulgar a programação completa.
Jornal A Semana – A busca pela chama crioula deve começar quando e o que o público pode esperar do acampamento deste ano?
Jair Martins – O pessoal que vai buscar a chama já está se organizando. Eles devem sair de Alvorada no dia 24 de agosto e a previsão de chegar é no dia 07 de setembro. Como a centelha está em Cristal, serão oito dias de cavalgada. Teremos um acampamento extremamente cultural, com missa crioula, ações com as crianças, shows e penhas. Teremos um acampamento cultural para quem gosta e quer conhecer. O nosso foco é isso e estamos com a ideia de fortalecer cada vez mais o cenário.
Fonte! Chasque (reportagem) publicada na edição impressa (e eletrônica) do Jornal A Semana de Alvorada (RS), do dia 18 de agosto de 2023. Abra as porteiras clicando em http://www.jornalasemana.net/noticias/cultura/acampamento_farroupilha_comeca_a_ganhar_forma_em_espaco_definitivo/11847
Nenhum comentário:
Postar um comentário