sábado, 9 de janeiro de 2021

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 08.01.21

Conteúdo Tradicionalista nas escolas de Porto Alegre

Créditos! https://br.pinterest.com/

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (22/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que inclui conteúdo sobre a cultura tradicionalista gaúcha nas aulas ministradas em escolas públicas da rede municipal. Segundo o vereador, a iniciativa de estimular o ensino da cultura do Estado provocará mudanças positivas no comportamento dos jovens alunos da Capital, incentivando-os a seguir os passos da tradição. “O carinho e a admiração pela nossa terra são sentimentos belos e honrosos. Diante disto, proponho a inclusão do conteúdo sobre a cultura tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino.” O projeto ressalta que o tradicionalismo baseia-se no folclore, na sociologia, na arte, na literatura, no esporte e na recreação, entre outros ramos do saber, além de rememorar fatos históricos importantíssimos. “O projeto visa à construção de um futuro glorioso, embasado no que há de mais belo no nosso Rio Grande do Sul: as tradições”, conclui Bins Ely. Fonte! Chasque publicado no galpão virtual (sítio) do jornalista Felipe Vieira. 

Dos CTGs para a Aldeia 

O Projeto Menotti Garibaldi, da Subcoordenadoria de Alvorada, visitou a Aldeia Indígena Takua Hovy, Taquara Verde, Viamão na tarde de 21 de Dezembro . O Trabalho foi realizado pela coordenadora Cultural Marta Guedes, que levou os Ctgs: Amanhecer na Querência; Raça Gaúcha e Bento Gonçalves da Silva, todos de Alvorada. Levaram muitos alimentos não perecíveis, guloseimas, brinquedos e roupas novas para as crianças pequenas, onde trocamos nossas culturas aprendendo e ensinado as danças e costumes. Parabéns para todos os envolvidos, estamos construindo uma nova sociedade. Fonte! Chasque publicado no sítio Jornal Farroupilha Online – www.jornalfarroupilhaalvorada.blogspot.com.

Nota oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)

 
O MTG vem a público se manifestar sobre as colocações de que o Hino Riograndense possui conotação racista ao afirmar, em parte da letra,  de que  "povo que não tem virtude, acaba por ser escravo", durante posse na Câmara Municipal de Porto Alegre. No entender do MTG, tal afirmação diz respeito à uma submissão da então Província de São Pedro ao Império, no período da Revolução Farroupilha. E nada tem de discriminatória.  
 
Enquanto a comunidade negra, na qual integrantes do próprio movimento se inserem, se prende a este tipo de polêmica, perde um precioso tempo de ser protagonista de uma nova história que cabe aos próprios negros e brancos escreverem. O MTG reconhece a importância dos negros e dos próprios Lanceiros Negros na revolução e na construção de nossa identidade regional. E tem manifestado esse respeito, inúmeras vezes através das danças tradicionais, canto e poesia. Em 2020, de forma inédita, promoveu uma programação virtual, alusiva à Semana da Consciência Negra. E assim seguirá na luta pela inclusão do negro em nossa cultura. 
 
No entanto, entende que desfiar o foco dessa luta, atendo-se a questionamentos que carecem de contextualização história e desvia o foco daquilo que deve realmente ser discutido. Esta é a manifestação de Julia Graziela Azambuja - negra e diretora do Departamento de Manifestações Individuais e Expontâneas do MTG. 
 
Valdemar Engroff


Nenhum comentário:

Postar um comentário