segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Há 45 anos, morria o cantor tradicionalista José Mendes

Exatamente há 45 anos, em 15 de fevereiro de 1974, o Rio Grande do Sul vivia um de seus dias mais tristes. Morria tragicamente em acidente de trânsito na BR 471 o cantor José Mendes.

Entre os seus grandes sucessos estão `Não aperta, Aparício`, `Para Pedro`, ‘Picaço Velho’, ‘Carancho’, ‘Churrasco’ e ‘As Coisas do Meu Rincão’.

Cantor, Compositor, José Mendes nasceu na localidade de Machadinho, no município gaúcho de Lagoa Vermelha. Com a separação dos pais, mudou-se para a cidade de Santa Terezinha, no distrito de Esmeralda, em 1944, passando a residir com pais adotivos. Viveu em Santa Terezinha durante 14 anos, período no qual trabalhou como peão de estância e começou a fazer suas primeiras serenatas.

Começou a se interessar pela música aos 14 anos, formando pouco depois, com um amigo, uma dupla amadora chamada “Os Irmãos Teixeira”.

Em 1962, depois de excursionar pelo nordeste do Rio Grande do Sul e por algumas cidades de Santa Catarina, decidiu que era hora de gravar um disco, ou abandonar a carreira. Pediu dinheiro emprestado ao fazendeiro Irineu Nery da Luz, que lhe cedeu a quantia de 20 mil cruzeiros, para viajar até São Paulo. Na capital paulista, dormiu vários dias em bancos da rodoviária, alimentando-se de pão e banana.

Conheceu então os radialistas Zé Tomé da Rádio Tupi, e Teixeira Filho da Rádio Cultura, e os artistas Pedro Bento, Zé da Estrada, Zilo e Zalo, Palmeira, então diretor artístico da gravadora Continental e Biá, além do acordeonista Alberto Calçada, que tocou acordeom em seu primeiro disco.

Em 2004 seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, na Capela Santa Terezinha, localizada entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Planalto. Mas nós buscamos este chasque no sítio do Jornal Ponto Inicial dos pagos de Caxias do Sul. Abra as porteiras clicando em: https://www.jornalpontoinicial.com.br/2019/02/15/fato-historico-de-hoje-ha-45-anos-morria-o-cantor-tradicionalista-jose-mendes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário