sexta-feira, 15 de março de 2019

Chasque do Ricardo Casca Pereira no Informativo Regional - 14/03/19

Tiro de laço

É uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul. Nesta prova, o ginete tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir. São importantes para o bom desempenho a qualidade da montaria bem como a habilidade do laçador. Foi no município de Esmeralda na década de 1950, que foi realizado o primeiro torneio de laço, em forma de competição e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras.

A prova é realizada em uma raia de 100 metros, onde os ginetes devem laçar o novilho pelas guampas. Cada ginete tem cinco chances e as dez duplas com maior número de laçadas, volta a competir, dessa vez com duas oportunidades ABCCC. É uma prova considerada difícil pois os ginetes têm que ter muita força, concentração e domínio na hora de laçar, já que a laçada só é valida se for nas, guampas, do animal. Nesta competição não se avalia as qualidades do cavalo, e sim a aptidão do laçador. A armada deve ter o tamanho de 8 metros (circunferência) e mais 4 rodilhas de 25 cm cada. Fica proibido o uso dos seguintes recursos: martingala, rendilha e rédeas cruzadas por baixo do pescoço. Também o uso de peiteira, pescoceira ou similar como comando. Não será permitido o uso de tento ou barbante para prender a cola dos animais. É permitido o uso de gamarra e focinheira em couro.

 Vacaria tem o maior rodeio crioulo da américa latina, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, ou simplesmente Rodeio de Vacaria, sonho de consumo de todo bom laçador e considerado "A Copa do Mundo do Laço", pelo nível de excelência dos competidores.

Os CTGs organizam as provas de tiro de laço em seus respectivos rodeios, porém, somente os rodeios classificatórios de cada região tradicionalista são válidos na disputa da FECARS, a festa campeira a cargo do MTG, considerada o "Nacional do Laço" e que ocorre anualmente em diferentes locais. A FECARS define os campeões de todas as modalidades existentes, bem como Braço de Ouro e, eventualmente, Braço de Diamante. Para ser considerado campeão internacional de laço, é necessário que se tenha vencido algum rodeio internacional. O título mais cobiçado é o de campeão da Vacaria. Fonte: www.tvbras.com/ProvadoLaco/tiro/tiro.html.  
“Eco a Tradição / MTG” por Sandra Veronese – Assessoria de Imprensa:   

- Fecars contará com aproximadamente 1.500 participantes – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, acontece no próximo final de semana em Xangri-lá, na 23ª Região Tradicionalista, litoral norte do Estado. O evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho em parceria com a Prefeitura Municipal.

- O Movimento Tradicionalista Gaúcho realizará, de 14 a 16 de junho, em Soledade, na 14ª Região Tradicionalista, a primeira edição do Enart Mirim e Juvenil. Segundo o presidente da entidade, Nairo Callegaro, serão 11 palcos, contemplando as modalidades pré mirim, mirim, juvenil, dança de salão, intérprete vocal, declamação, chula e gaita. Todos os grupos da pré mirim receberão troféu de participação, pois nesta categoria não haverá avaliação.        Fonte: imprensa@mtg.org.br.               

Domingo que vem estaremos com mais uma edição do “Chimarreando com casca e tudo! 106.1 – Maristela FM – Torres/RS. “Tá” esperando o quê, te aprochega tchê!   

Fonte! Chasque de autoria de Ricardo "Casca" Pereira, publicado nas páginas do Jornal Informativo Regional, da cidade de São João do Sul - SC, na sua coluna "Chimarreando com Casca e Tudo", na edição do dia 14 de março de 2019. 


Ricardo também produz e realiza o programa gaúcho "Chimarreando com Casca e Tudo", aos domingos, na Rádio Maristela FM, da cidade de Torres, das 10 às 13h. Sintonize abrindo as porteiras clicando em www.radiomaristelafm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário