quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Da epopeica Revolução à grave conjuntura

Créditos! https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos

Com pertinência - anualmente, em setembro - eventos celebram a Revolução Farroupilha, ressaltando a Terra e o Homem, através de fatos e atos. Também, ocasião de festejos pela "Semana Farroupilha" e a qual (em todos tempos), solenemente, tendo a Chama Crioula por simbolismo. Evocar a Revolução e os Farrapos é preito de honra e tributo de gratidão aos que bravamente pelearam ao longo de tormentosa década (20/09/1835 - 01/03/1845); em epopeica afirmação e presentes ideais de liberdade, igualdade e humanidade, e que restaram inseridos em brasão e originaram a divisa de nossa bandeira. 
 
Especificamente, a Semana Farroupilha se constitui em ímpar momento de civismo e cultura para transmitir e fixar - às sucessivas gerações - aspectos que concorreram à magnitude rio-grandense.
 
Na real, somos - graças ao Criador - um povo privilegiado, em virtude de inúmeras e conhecidas razões e extraordinária história. Ainda pelo amor à verdade, apego à liberdade, doação às justas causas, em agir com lealdade e muito mais... Enfim, pelo conquistado pelos antepassados 'ao Tempo e ao Vento' para assegurar a dimensão do Continente, "a ferro, fogo e sangue", afora a constância ao trabalho na consecução do progresso; em condão a unir corpos e mentes.
 
Daí, o máximo "orgulho em ser gaúcho de cepa". De onde, a excelsitude e o encanto que o torrão propicia estão evidenciados em obras de preclaros literatos e pesquisadores, como o significativo audiovisual Homenagem ao Rio Grande, do fotógrafo Leonid Straealiaev, com fundo de Querência Amada, cantada por Teixeirinha, seu autor.
 
Entretanto, um registro que não pode ser descurado: como constatável, o País em geral e o Estado em particular, estão - lamentavelmente - nos âmbitos econômico-sócio-cultural - a padecer situação grave e preocupante; a impor superação à ameaçadora conjuntura à ordem e à paz, por meio da urgente implementação de medidas eficazes e instituição de paradigma de Justiça Social. Para tal, mais que nunca, em contando com a vital energia e competência dos gaúchos de fibra, tendo como foco a vocação do Rio Grande para o desenvolvimento integral e voltar a deter a qualificação dentre os mais influentes sustentáculos da Pátria!
 
Fonte! Chasque (post) de Thiago Roberto Sarmento Leite (ex juiz do Pleno do TRE/RS e presidente da Associação dos Juristas Católicos do RS), publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), na edição do dia 30 de setembro de 2020, no espaço "Opinião".

Nenhum comentário:

Postar um comentário