sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 02.10.20

 Coleta de óleo de cozinha


Todo mundo, em suas casas, nos galpões e acampamentos, nas suas cozinhas campeiras, usa o azeite (óleo de cozinha). Mas ele, com o uso, satura e precisa ser “eliminado”. No entanto, o (a) gaúcho (a) não deve cometer “crime ambiental” e jogar este óleo na pia ou nos córregos, pois a consequência é a contaminação deste bem precioso que é a água, onde, em torno de 25 mil litros de água são poluídos por cada litro de óleo eliminado desta maneira.

Mas o vivente não precisa eliminar os resíduos de óleo assim, basta entrar em contato com a Ong (Organização Não Governamental) Embrião, estabelecida em nossa cidade há 21 anos. Eles recolhem, em Alvorada, Região Metropolitana e Serra Gaúcha. Entre em contato pelos fones (51) 3411.1564 e / ou 984.043.602 (waths) e agende o recolhimento, pois deste óleo recolhido pode-se fazer sabão caseiro, ração animal, biodiesel, ajudar famílias, proteger a natureza e manter projetos como este. Pede-se para armazenar em garrafas pet. Visite o galpão virtual da entidade no Facebook: www.facebook/embriao/.

Campanha de doação de brinquedos

A Gestão Estadual de Piás e Prendas Mirins do Rio Grande do Sul, em parceria com as 30 Regiões Tradicionalistas, está iniciando uma campanha que tem por objetivo arrecadar brinquedos para o Dia da Criança. O projeto “Doe um Brinquedo e Ganhe um Sorriso” se estenderá até o dia 11 de outubro, com a arrecadação de brinquedos novos e usados. A campanha é a segunda parte da “Abrace uma criança” realizado recentemente e que teve por objetivo doar brinquedos históricos e folclóricos produzidos pelas próprias prendas e piás das entidades tradicionalistas. Chasque publicado no sítio Estância Virtual. Abra as porteiras clicando em www.estanciavirtual.com.br

Chasque do Projeto Marmita Solidária

         O projeto Marmita Solidária/RS está se mobilizando para uma grande ação social, com o objetivo de atender 1.500 crianças, em Porto Alegre e Alvorada. Será no dia 12 de outubro, com uma tarde com cachorro-quente, pipoca, guloseimas e brinquedos. Mas para esta ação se concretizar, o projeto depende de doações. São aceitos: brinquedos, doces, salsicha, molho de tomate e embalagens. E qualquer valor em dinheiro será bem-vindo. Basta fazer o depósito em nome de Luiz Antônio M. Gomes. Ag. 0958. C/C 0024595-7. CPF 332.518.190-20 – Caixa Econômica Federal. Mais informações com o Vladimir Kuze, o Mano pelo fone / watts (51) 999.333.095.

Chasque da Subcoordenadoria

         Mais uma grande iniciativa social do Projeto Menotti Garibaldi. Vem aí a primeira cavalgada mirim e a sexta festa em comemoração ao dia da criança e Nossa Senhora Aparecida. Será no dia 17 de outubro e a cavalgada terá início no CTG Bento Gonçalves da Silva, na Rua Viamão, 1249, às 10h. No trajeto da cavalgada teremos a arrecadação de balas, pirulitos, salgadinhos e pão para cachorrinho quente e também teremos a distribuição / doação de máscaras para as crianças. Este evento é uma realização do Projeto Menotti Garibalde e do Departamento Cultural da Subcoordenadoria do Tradicionalismo de Alvorada. Informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone watts (51) 999.994.513.

 Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário