sábado, 12 de setembro de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 11.09.20

 Enfim, setembro chegou

         Em épocas do “antigo normal”, o tradicionalismo no Sul do Brasil estaria em efervescência pelos galpões, acampamentos, nos tablados e nos palcos com o desfile da tradição, da música, da cultura, do campeirismo, da culinária campeira, dos esportes tradicionalistas e do encontro da gauchada em meio aos costelões assados “a céu aberto” ou nas rodas de chimarrão.

         Mas no “novo normal”, não passamos da porteira do nosso rancho (casa) para a rua. Somente em último caso, ou seja, em caso de necessidade, como trabalho e prover com a aquisição dos mantimentos que vão para a cristaleira e geladeira, adquiridos nos bolichos que ficam nas nossas imediações. 

         Muitos estão no tele-trabalho e neste ínterim, assim também estamos desde abril. Logo, não tivemos o acendimento da Chama Crioula, que oficialmente abre os festejos farroupilhas em cada ano e este evento, que estava programado para acontecer em Canguçú, em agosto, oficialmente foi cancelado devido à Pandemia do Covid 19 e ficou para o ano que vem, nesta mesma cidade.

Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada

         Baseado no que descrevemos no chasque anterior, a Subcoordenadoria do Tradicionalismo de Alvorada esclarece que, devido à grave situação que o mundo está passando devido à pandemia do Covid 19, que os eventos oficiais (e presenciais) que normalmente acontecem na Praça Central em cada setembro, tais como o Acampamento Farroupilha, incluídos a Praça de Alimentação e todos os eventos culturais e artísticos e o Desfile Farroupilha do dia 20 de setembro, estão cancelados.

         Todavia e devido ao “novo normal”, teremos um novo formato dos Festejos Farroupilhas, de forma virtual, atendendo todas as exigências e normas sanitárias dos órgãos estaduais e municipais e as nossas entidades tradicionalistas (CTGs e Piquetes), irão fazer oficinas de culinária campeira e mostras culturais, em formato online, dentro das tradicionais normas de segurança e distanciamento social. No chasque posterior estaremos colocando a programação virtual.

         A Chama Crioula, que este ano seria buscada em Canguçú, vai ser buscada no dia 12 de setembro, na velha Setembrina dos Farrapos (Viamão), por um piquete de cavalarianos, devendo chegar por volta das 14h no anexo ao galpão do CTG Amanhecer na Querência, ficando sob a guarda do Piquete Lenço Colorado. No dia 13 será disponibilizada uma centelha para as entidades (CTGs e Piquetes) que quiserem, a partir das 10h.

Festejos Farroupilhas: programação virtual

         A programação por meio deste novo formato (virtual), que será transmitida via online para toda esta terra que chamamos de mundo, com as tradicionais oficinas de culinária campeira e mostras culturais já tem o seu calendário, sempre no horário das 20h30min, a saber:

Dia 13 – CTG Bento Gonçalves da Silva

Dia 15 – CTG Amaranto Pereira

Dia 16 – CTG Amanhecer na Querência

Dia 17 – CTG Campeiros do Sul e neste dia, às 17h, live solidária no CTG Sentinelas do Pago, com os meus amigos do Grupo Oh de Casa, também em homenagem ao aniversário da nossa cidade

Dia 18 – no CPF O Tempo e o Vento

Dia 19 – CTG Sentinelas do Pago

Dia 20 – às 18h, extinção da Chama Crioula no CTG Amanhecer na Querência.

         Mais informações a respeito, com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário