sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 28.08.20

Congresso Tradicionalista Gaúcho será em fevereiro

O 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho já tem data definida. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 26 de agosto, publicou seu edital de Convocação. O evento, que tem periodicidade anual, acontecerá nos dias 26 a 28 de fevereiro na Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, em Canoas. A resolução decorre de autorização especial do Conselho Diretor da entidade, levando em conta os reflexos das exigências sanitárias de distanciamento social causados pela pandemia da covid-19. Tradicionalmente, o Congresso acontece no mês de janeiro e durante o Congresso são discutidos temas de relevância para as entidades e proposições ou alterações de normas. Também é realizada a eleição da diretoria e conselho para o ano de 2021. Fonte! Sítio Facebook do MTG. Créditos da arte! Sítio Facebook do MTG.

MTG promove festival de gineteadas

O 1º Festival Internacional de Gineteadas Virtuais irá movimentar as redes sociais durante os Festejos Farroupilhas. Como parte da programação do Galpão Universo Virtual, promovido pelo MTG em substituição ao Acampamento Farroupilha, ginetes de todo estado poderão mostrar suas habilidades em uma plateia virtual de milhares de gaúchos. O vice-presidente Campeiro do MTG, Adriano Pacheco, lembra que, anualmente, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho realiza um rodeio durante o acampamento. A competição virtual, portanto, busca valorizar o segmento.

         “Além disso, estaremos reconhecendo a importância de uma tradição que às vezes fica esquecida, devido ao crescimento muito grande das provas de laço”, observa Adriano.

          Os ginetes devem enviar os vídeos com as apresentações até o dia 13 de setembro, para o WhatsApp (51) 99926-2104, com nomes do competidor e do aporreado, tropilha, telefone celular, cidade e entidade à qual pertence o ginete.

O uso de máscaras é obrigatório nas gineteadas, e não pode haver aglomerações durante as gravações. As inscrições são limitadas a 30 vagas, preenchidas por ordem cronológica de envio. Também há uma categoria mirim, não competitiva, para crianças de até 12 anos, exclusiva para gineteadas dentro de casa, em cavalos de brinquedo.

Os vídeos serão apresentados em uma transmissão ao vivo, no dia 18 de setembro, às 20h, com a presença da comissão julgadora, pajadas, narradores e atrações musicais. Os três primeiros lugares receberão troféus e inscrições em importantes rodeios que acontecerão no estado em 2021 e 2022 (1º lugar, Vacaria, 2º lugar Campo Bom e 3º lugar Santana do Livramento). Antes de gravar a tua gineteada e fazer a tua inscrição, confira o regulamento em nosso site:  https://www.mtg.org.br/vice-presidencia-campeira/mtg-realiza-1o-festival-internacional-de-gineteadas-virtuais/. Fonte! Chasque remetido por Sandra Veroneze, da Assessoria de Imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Semana do Jovem Tradicionalista

Vem aí a Semana do Jovem Tradicionalista, com atividades e ações por todo o Estado para celebrar a importância da participação do Jovem no MTG, onde os Departamentos Jovens, Entidades Tradicionalistas, Regiões Tradicionalistas e Inter-Regiões estão convidados a promover atividades virtuais, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.

Durante a Semana do Jovem Tradicionalista, o Departamento Jovem Central irá realizar lives e atividades interativas nas redes sociais. Para saber mais informações, acesse https://cutt.ly/3d8FJ6o.

Valdemar Engroff

2 comentários:

  1. Baita informativo, excelente coluna de informação e cultura, Parabéns Gaudério. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. É isso tchê loko.... desde o século passado, mais precisamente desde o dia 03 de dezembro de 1998....

    ResponderExcluir