sexta-feira, 26 de abril de 2019

Chasque do Ricardo Casca Pereira no Informativo Regional - 25/04/19



Companheiro de vida e lida campeira!


Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas se este homem for gaúcho, principalmente daqueles que gosta das lidas do campo, pode ter certeza que o posto de maior companheiro será ocupado pelo cavalo.

A proximidade de peão e cavalo também é justificada pelo tempo de vida do animal. É comum que muitos cheguem aos 30 anos. Bufão, por exemplo, já passou dos 18.. Nas áreas rurais, é comum a utilização do cavalo como montaria para passeio, para ir a carreiradas, ir à missa (zona de imigração); para fazer compras no bolicho (armazém ou venda de campanha); para conduzir as crianças à escola; para acompanhar enterros e também para acontecimentos mais alegre, como, por exemplo, ir a um fandango (baile rural) e cerimônias de casamento. Além de ser usado como montaria, o cavalo é utilizado para tração de carroças, “gaiotas”, jardineiras, charretes, etc.

A maior atuação do cavalo, no Rio Grande do Sul, é na lida campeira. O gaúcho monta a cavalo da esquerda para a direita. Quem monta ao contrário, é dito "baiano".      

A raça mais apreciada pelo gaúcho é a crioula. A raça tem origem nos equinos andaluz e jacas espanhóis, trazidos da península ibérica no século XVI pelos colonizadores. "Estabelecidos na América, principalmente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e sul do Brasil, muitos desses animais passaram a viver livres, formando manadas selvagens que, durante cerca de quatro séculos, enfrentaram temperaturas extremas e condições adversas de alimentação. Essas adversidades imprimiram nestes animais algumas de suas características mais marcantes: rusticidade e resistência”.

Ter um cavalo requer uma série de cuidados. O mais emblemático é com o casco. A partir da doma, realizada a partir dos dois anos e meio do animal, já é possível colocar as ferraduras. Após esse período, a manutenção precisa ocorrer a cada 45 ou 60 dias. O casco do cavalo é como o pé sem sapato. E cresce de quatro a seis milímetros por mês. Por isso é preciso trocar com frequência. 

Além das ferraduras, outros cuidados necessários são banhos, alimentação rica de pasto, ração (preferencialmente três vezes ao dia), e vacinação.

Fonte:  ttps://www.informativo.com.br/geral/companheiro-de-vida-e-lida-campeira,281930.jhtml 


MTG realiza segunda edição do “VemProMate” na Redenção

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, no domingo, 28 de abril, a segunda edição do VemProMate. O evento, em comemoração ao Dia do Chimarrão, estabelecido por lei estadual e comemorado no dia 24 de abril, acontecerá no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, a partir das 15 horas.

Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o VemProMate é um momento de confraternização, onde, pela simbologia do chimarrão, ficam evidenciados os valores de amizade e hospitalidade que marcam o povo gaúcho. Fonte: Sandra Veroneze Assessoria de Imprensa MTG imprensa@mtg.org.br.


Vem aí programação especial de aniversário do Chimarreando, muitos brindes, acompanhe aos domingos e saiba como participar!


“Tá” esperando o quê, te aprochega tchê!      106.1 – Maristela FM – Torres/RS.

Fonte! Chasque de autoria de Ricardo "Casca" Pereira, publicado nas páginas do Jornal Informativo Regional, da cidade de São João do Sul - SC, na sua coluna "Chimarreando com Casca e Tudo", na edição do dia 25 de abril de 2019. 

Ricardo também produz e realiza o programa gaúcho "Chimarreando com Casca e Tudo", aos domingos, na Rádio Maristela FM, da cidade de Torres, das 10 às 13h. Sintonize abrindo as porteiras clicando em www.radiomaristelafm.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário