quarta-feira, 17 de abril de 2013

HERÓIS DE ONTEM E DE HOJE!

Exatamente há 68 anos a Força Expedicionária Brasileira, no dia 14 de abril, sob o comando do General Mascarenhas de Moraes, na segunda guerra mundial, tomavam dos nazistas a região de Montese na Itália, numa campanha cheia de altos e baixos pela critica internacional, mas que ao final deflagrou ao mundo o valor do nosso exército que fez milagres junto aos aliados e cumpriram seu papel a favor da liberdade, da democracia, na luta contra o totalitarismo de Hitler.

Do Brasil, mais de 20 mil homens foram pelear nos campos da Itália, mais de 80% retornaram ao pago da forma que preconizará o refrão do hino do expedicionário que diz: Por mais terra que eu percorra, não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá, sem que leve por divisa esse V que simboliza a vitória que virá...

Exatamente nesse dia, além de lembrar dessa façanha e homenagear nossos heróis da FEB, o Galpão do Nativismo teve uma realização especial no Teatro do CIEE em Porto Alegre, para angariar fundos e remeter aos campos onde fora de batalha e hoje é de paz, um contingente infantil de 10 alunos municipais do Morro da Cruz, que em visita premiada pelo o que escreveram sobre a participação do Brasil da segunda grande guerra, espiritualmente serão eles alunos representantes de 10 lotes de duas mil almas febianas que lá estiveram.

Isso é sem dúvidas uma grande homenagem aos heróis e aos alunos que estamos fazendo nesse projeto do Instituto Borboleta Azul, intitulado VOCE SABE DE ONDE EU VENHO? apoiado pela Prefeitura Municipal, Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul, pelos Cavaleiros Farroupilhas, pelo Sistema Tarca de Comunicação, pela Rádio Gaúcha, pela Celulose Riograndese, pela Sociedade Italiana e tantos outros que vocês saberão na sequência do programa.

Como estará o coração dessa gurizada estudantes secundários que talvez ainda não desceram o Morro da Cruz á conhecer Porto Alegre, para voar a EUROPA? O que passará na cabeça desses alunos que aprenderam escrevendo da difícil tarefa dos heróis da FEB, quando pisarem a terra onde foi o palco da guerra que por todos os motivos nunca conseguiremos justificar?

Como ouvi de um dos pracinhas quando os visitei em sua sede no parque Farroupilha em Porto Alegre – “Em qualquer guerra não há vencedores, nela há tudo o que de pior o homem tem que ser, quando o fato é matar ou morrer, onde reina a morte não há espaço para a nobreza”.

Para pedir: Que DEUS nos livre das guerras!

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2013 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. : Esta matéria também está na internet nas páginas:
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.
www.ocariucho.com.br

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 – Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS – BR / E-mail:
tarca@tarca.com.br; www.tarca.com.br

Fonte! Coluna Regionalsimo, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 16 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário