sábado, 13 de junho de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 12.06.20


Os 34 anos do CTG Sentinelas do Pago

Em janeiro de 1986, nascia em Alvorada, o Grupo Folclórico Sentinelas do Pago, com os srs. Joacir Pereira e José Antônio Trindade Lemes, organizador e diretor artístico respectivamente. Contava com quatro pares fundadores: Alcemar Ribeiro, Maria Celoi Trindade Lemos, Luis Alberto Torres, Fátima Helena Ribeiro, Adilson Trindade Lemos, Elaine Terezinha Torres Pereira, Daniel Antônio Torres Pereira, Janice Salazar. Em junho do mesmo ano, tiveram a ideia de criar um CTG, que levaria o nome do grupo. Foi convidado para Patrão, o Sr José Farias e para capataz o Sr. Arno Dickel. No dia 06 de Setembro daquele ano foi realizado o 1º baile da nova entidade, no terraço da Empresa de Ônibus Soul, onde tomaram posse a primeira patronagem e as prendas de faixa: 1ª Prenda Mirim: Rossana Oliveira de Souza; 1ª Prenda Juvenil: Elaine Terezinha Torres Pereira e 1ª Prenda Adulta: Maria Celoi Trindade Lemes.

Assim nascia o CTG Sentinelas do Pago, que tem sua sede na Rua Porto Alegre, 216, Bairro Maria Regina. Em 1998, o Município de Alvorada passou por momentos de pânico, um grande temporal destruiu vários imóveis locais, inclusive o CTG. Mas apesar das dificuldades, com a ajuda da população local, dos comerciantes de entidades coirmãs conseguimos reconstruir nosso galpão. Em dezembro de 2005 realizamos nosso 1º Rodeio, que em 2008 passou a chamar-se Rodeio Beno Scherner em homenagem a um de nossos patrões já falecido. Até aqui a fonte é o Sítio do CTG: www.sentinelasdopago.blogspot.com

Em 2018/2019, na gestão do patrão José dos Santos, o CTG tentou fazer reparos profundos, mas a situação do galpão estava muito comprometida e a patronagem decidiu derrubá-lo e juntou braços e recursos e construiu um novo galpão e a inauguração oficial aconteceu com grande fandango no dia 20 de julho de 2019, tendo no palco o Grupo Tchê Guri. E este ano, devido a pandemia, será realizada uma domingueira virtual e beneficente neste domingo, dia 14, às 11h na página oficial do CTG Sentinelas do Pago, onde o Grupo Charla Pampeana toca a bailanta para você dançar do teu rancho e colaborar com o Projeto Beneficente Menotti Garibaldi. Informações com o patrão Alex (51) 984.357.113.

Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada

Sexta-feira, dia 05 de junho, o tradicionalismo de Alvorada iniciou nos galpões de CTGs o tradicional pague e leve, enquanto persistir a pandemia do Coronaviirus e neste dia foi no CTG Bento Gonçalves da Silva. Hoje será no CTG Campeiros do Sul. Na sexta-feira que vem, dia 19, será no CTG Amanhecer na Querência. Dia 26 no CTG Sentinelas do Pago. Em julho: CTG Raça Gaúcha (dia 03), CTG Chilena de Prata (dia 10), CTG Tradição (dia 17), CPF O Tempo e o Vento (dia 24) e CTG Amaranto Pereira (dia 31). Mais informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513.

Live da Solidariedade do Grupo Rebeldia


Neste sábado, dia 13 de junho, os meus amigos do Grupo Rebeldia se deslocarão até o CTG Rincão da Amizade em Gravataí, para a partir das 19h30min realizar a live da solidariedade em prol dos mais necessitados, que estão sofrendo com a pandemia do Coronavirus. O Grupo e o CTG já conseguiram algumas cestas básicas para este fim, além de pães e outros mantimentos e tudo será distribuído antes da live. Mais informações com o Rodrigo Nunes pelo fone (51) 985.470.509. A transmissão será via Facebook do Grupo Rebeldia - @grebeldia.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário