quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A MORTE DO ÚLTIMO GUERREIRO ROMÂNTICO

HONÓRIO LEMES, se preocupou tanto em lutar pelo outros que esqueceu de cuidar dos seus bens e faleceu na extrema miséria. Idealista, fiel aos seus princípios era considerado um romântico guerreiro que acreditou no que fez e se desiludiu com a facilidade que seu comandantes fizeram acordos transformando sua luta em água que se esvaia por entre os dedos.

O FINAL DO TROPEIRO DA LIBERDADE, O LEÃO DEIXOU DE RUGIR

Na madrugada de 29 de setembro de 1930, o médico gabrielense residente em Rosário do Sul Dr. José Narciso Antunes, médico e amigo pessoal de Honório Lemes é chamado as pressas , Narciso Antunes era médico da Swift Cia, onde cumpria horário, era funcionário. Correu as pressas para atender o amigo, seu General de tantas batalhas. Narciso conta que foi a cavalo apressado até a casa. Honório Lemes estava muito adoentado, tossia muito e escarrando sangue.

O povo se aglomerava, para visitar o velho caudilho, respeitado e admirado por todos, entravam e saiam do quarto do enfermo, para todos o tropeiro da liberdade tinha uma palavra de agradecimento, contudo todos se retiravam entristecidos, pois viam no semblante do general combalido, a morte se aproximando, sua pele trazia uma amarelão fatal.

Como prevendo o final, Honório Lemes chama todos próximos, se despede um por um, beijando os filhos, foi entrando num estado de agonia e exatamente as 10 horas do dia 30 de setembro de 1930 deixa esse mundo.
Um dos maiores enterros já visto em Rosário do Sul, velado no salão nobre da Intendência da cidade, com honras foi levado a sua morada final sob os apitos da Swift Cia, um cortejo carregando os restos de um cavaleiro que lutou por um ideal.

Deixou uma viúva e numerosos filhos na extrema miséria, pois lutando pelos outros, esqueceu de lutar pelo bem dos seus bens.

CONVITE DE GETÚLIO VARGAS:

Num telegrama Getúlio Vargas, enviou a Raul Pilla, vice presidente do Partido Libertador, envia os pêsames ao passamento de Honório Lemes.

Pois Getúlio Vargas junto com Osvaldo Aranha dias antes havia convocado Honório Lemes para comandar o Corpo Provisório no sul do país, para a Revolução que se aproximava.

Fonte Referencial: TELLES, Jorge. HONÓRIO LEMES, Grafica Saran, 1996.

Buscamos este chasque no galpão virtual Facebook da La Patria Gaucha, por Sérgio Gaúcho Azevedo. Abra as porteiras e participe (curtindo):  https://www.facebook.com/groups/1624178154512712/

Nenhum comentário:

Postar um comentário