sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada RS - 02.02.2018



Tradicionalismo perde Volmir Martins

O trovador Volmir Martins, 48 anos, consagrado com o jargão "Ataca as Égua, Salvador" no programa gauchesco que apresentava na TV, não teria resistido aos ferimentos de um acidente automobilístico vindo a falecer por volta das 2h.40 desta madrugada (dia 27 de janeiro de 2018) na comunidade do Km 08, interior de Getúlio Vargas, de acordo com a brigada militar que atendeu a ocorrência. 

Ele estaria dirigindo uma van que caiu dentro do Rio Castilhas. Outras três pessoas que estariam no veículo foram socorridas por populares que passavam no local e levadas para atendimento médico no Hospital São Roque de Getúlio Vargas. 

Volmir Martins havia participado de um baile na cidade de Áurea, animado pelo conjunto Os Monarcas onde, convidado, subiu ao palco e cantou uma música, se retirando logo em seguida. A fonte deste chasque é o Blog do Léo Ribeiro de Souza, publicado no dia 27 de janeiro de 2018. Abra as porteiras: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

Dia do Pajador Gaúcho – 30 de janeiro!

         Como consta no sítio do grande amigo Léo Ribeiro de Souza – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com, “num dia 30 de janeiro, do ano de 1924, nascia na Timbaúva, então localizado no município de São Luiz Gonzaga, Jayme Guilherme Caetano Braun, poeta e considerado o maior pajador do Estado”. Por esse motivo, foi instituído o "Dia do Pajador Gaúcho" conforme a Lei 11.767, do dia 16 de outubro de 2001.

Em seus artigos, o então Governador do Estado do Rio Grande do Sul Sancionou a lei que traz em seu Art. 1º: Fica instituído o "Dia do Pajador Gaúcho", que será comemorado no Estado do Rio Grande do Sul no dia 30 de janeiro, data de nascimento do poeta e pajador gaúcho Jaime Caetano Braun . E o  Art. 2º: O "Dia do Pajador Gaúcho" deverá fazer parte do calendário de eventos culturais do Estado.

MTG promove reunião – valorização da música gaúcha

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, realizará no dia 8 de fevereiro, a partir das 19h30min, na sede da entidade, em Porto Alegre, reunião para dar início ao projeto de valorização da música tradicionalista gaúcha.
O encontro é aberto a artistas, produtores, radialistas e demais agentes da cadeia produtiva da música regional gaúcha, bem como lideranças de entidades tradicionalistas. Segundo Callegaro, é urgente que aconteça uma mobilização. “Estamos a cada dia sofrendo mais a influência de outros estilos musicais e, enquanto entidade, vamos trabalhar para que a música siga o exemplo de outras áreas, hoje muito valorizadas, como por exemplo a dança e as provas campeiras”, afirma. Chasque publicado no sítio Cantinho Gaúcho – www.cantinhogaucho.blogspot.com

CTG Amaranto Pereira

         A patronagem do CTG Amaranto Pereira, capitaneada pelo casal Adair e Lúcia Rocha, bolea a perna e convida a gauchada, num momento de pausa em eventos tradicionalistas, para marcarem na sua agenda, no seu calendário, o dia 18 de fevereiro, pois teremos um baita almoço (galeto, massas e saladas). E na parte da tarde, fandango que será animado pelo Grupo Mas Tchê, dos amigos Pedro Correa (gaiteiro) e Rogério Klippel (vocalista). Contatos com o patrão Adair (fone e watchêsapp) (51) 999.990.294. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário