sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada - 19.01.2018



CTG Sentinelas do Pago

         Dando continuidade na Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões – fase local (interna), no dia 20 de janeiro, às 21h, teremos no galpão do CTG Sentinelas do Pago, a entrega das faixas e crachás. O chasque é do quadro de prendas e peões do CTG, do Departamento Cultural e da patronagem do CTG. Também teremos o tradicional jantar campeiro. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

Nairo Callegaro é reeleito presidente do MTG

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, foi reeleito para o cargo. A votação ocorreu no sábado, 13 de janeiro, durante o 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em São Jerônimo em parceria com a Prefeitura Municipal e 2ª Região Tradicionalista.

Dos 431 votos dos delegados presentes, 416 foram Sim e 15, Não. Em seu discurso de posse, Callegaro comentou a expressiva votação favorável. Cada um desses votos, disse ele, pertence também a cada um dos conselheiros, coordenadores regionais e a cada um dos responsáveis pelos departamentos da entidade. Callegaro também fez referência ao trabalho das gestões de prendas e peões, reforçando a importância dos jovens no presente e para o futuro do movimento tradicionalista organizado.

Durante o Congresso Tradicionalista também foram apresentados os vices, permanecendo os mesmos nomes nas pastas de Administração e Finanças, com Elenir Winck; de Esportes Campeiros, com Martin Guterres Damasco; e Campeira, com José Araújo. No cargo de vice-presidente artístico, substituindo José Roberto Fischborn, assume Rodrigo de Moura, e no cargo de vice-presidente de Cultura, substituindo Anijane Varela, assume Jane Bitsck. Na Fundação Cultural Gaúcha assume Haroldo José Teixeira e Gerson Luiz Ludwig continua como tesoureiro. Fonte! www.ecodatradicao.com.br

Erva-mate

A erva-mate é uma planta medicinal que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

A erva-mate também é conhecida popularmente como mate ou congonha, sendo comercializada como chá mate. Seu nome científico é Ilex paraguariensis. Esta planta pode ser comprada seca em lojas de produtos naturais ou em formato de gotas em mercados, com o preço médio de 30 reais.

Propriedades! Possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.

Para que serve! É útil para emagrecer, combater o colesterol mau e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

Modo de uso! Chá de erva mate: Colocar 2 colheres (de sopa) de erva-mate numa xícara e adicionar água (quase em ponto de fervura). Tomar 1 xícara antes do café da manhã, outra no almoço e outra no jantar. Chimarrão: Colocar a erva mate na cuia e adicionar água em ponto de ebulição. Tereré: Colocar a erva mate na cuia e adicionar água fria.

Efeitos colaterais!  Por conter cafeína, pode em alguns casos, levar a insônia. Contraindicações da erva-mate: A erva-mate é bem tolerada, mas deve ser evitada na gravidez devido à cafeína. Fonte! http://www.tuasaude.com/


Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário