quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada - RS - 09.02.2018


Nosso arquivo pessoal

Tradicionalismo de Alvorada de luto!

Tivemos a oportunidade de fazer o registro em 14 de janeiro de 2012, quando aconteceu o fandango de posse da nova patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva, assumindo o casal patrão Telmo Fernandes da Silva e Terezinha Silveira da Silva a partir desta data.  Mas o ciclo da vida um dia chega ao seu fim. O tradicionalismo local entrou em luto com o falecimento do seu Telmo no dia 03 de fevereiro. Aos seus familiares, seus amigos e tradicionalistas do CTG dos Trovadores, as nossas condolências de pesar.

Sábado de carnaval com fandango em São Leopoldo

         É bem difícil achar um fandango em pleno sábado de carnaval. Mas o convite partiu para o grande jantar-fandango de aniversário com espeto no cepo, no CTG Sinuelo da Feitoria. Na animação do Grupo Liberdade. Contatos com o Zaloar pelo fone (51) 992.178.962. O CTG fica na Rua Zaire, 200, no bairro Feitoria, em São Leopoldo.


CTG Amaranto Pereira
          A patronagem do CTG Amaranto Pereira, capitaneada pelo casal Adair e Lúcia Rocha, bolea a perna e convida a gauchada, num momento de pausa em eventos tradicionalistas, para marcarem na sua agenda, no seu calendário, o dia 18 de fevereiro, pois teremos um baita almoço (galeto, massas e saladas). E na parte da tarde, fandango que será animado pelo Grupo Mas Tchê, dos amigos Pedro Correa (gaiteiro) e Rogério Klippel (vocalista). Contatos com o patrão Adair (fone e watchêsapp) (51) 999.990.294. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve. 

Conselheiro do MTG é assassinado

O autor do assassinato do Conselheiro do MTG e ex-coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Bittencourt Silveira, 46 anos, confessou que matou a vítima porque ele teria reagido a um assalto. O pelotense Rafael da Costa Pinheiro, 21 anos, afirmou em depoimento que estava na cidade para cometer vários roubos. Ele teria tentado um sequestro que foi frustrado e acabou no entanto, assassinando Gilberto com um tiro na cabeça e várias pauladas. Ele ainda amarrou as mãos da vítima com lacres para impedi-lo de fugir, deixando-o no banco traseiro de seu carro. A Polícia investiga se ele agiu sozinho e se o caso foi latrocínio.
O crime chocou o mundo tradicionalista da região e Estado. Gilberto, que tinha passado o cargo à pedritense Paula Oliva Bundt no 66º Congresso Tradicionalista em São Jerônimo, realizado em janeiro, faria a posse solene da colega neste domingo (4 de fevereiro), no Grupo de Artes Nativas Campo Aberto, em Bagé, onde ocorreria o primeiro Encontro Regional do ano, que deverá ser cancelado por luto. A fonte deste chasque e do retrato são do sítio oficial do Caderno 7 – mídia independente, publicado no dia 01 de fevereiro do corrente ano, por Marcelo Ribeiro: www.caderno7.com.


CTG Pousada da Figueira instala placas fotovoltaicas
Créditos: Sítio Facebook do CTG Pousada da Figueira
         Em 2015 o CTG executou um projeto para reduzir drasticamente a conta de água da entidade. Instalou coletores com capacidade para armazenar 17 mil litros de água, captada dos telhados do galpão, para os banheiros e limpeza da entidade.
         Em 2017, mais uma baita iniciativa, desta vez para reduzir a conta de luz, que chegava nos R$ 2.800,00, instalou um sistema para produzir energia via sol, com sessenta placas fotovoltaicas, fazendo com que a conta de luz do CTG baixasse para, em média R$ 55,00 mensais. São iniciativas como estas que fazem com que a entidade se torne autossuficiente, com a redução drástica de custos, no caso, com água e energia elétrica.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário