quinta-feira, 24 de março de 2016

O Alvoradense! Chasque de estreia do colunista Adair Rocha - Às Nossas Anitas!


No mês da Mulher, entidades tradicionalistas de Alvorada elegem uma prenda merecedora do troféu Anita Garibaldi
Muito me gratifica iniciar um trabalho em prol da cultura do Rio Grande, com notícias relacionadas ao tradicionalismo municipal, regional e estadual. Estarei postando assuntos dos mais variados temas e com cobertura dos principais eventos tradicionalistas realizados em nossa cidade.
Tive a grata satisfação de iniciar este trabalho num mês que muito me orgulha, um mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Portanto, para marcar este momento, resolvi fazer uma homenagem à mulher que representa verdadeiramente a mulher gaúcha: Anita Garibaldi. A “Heroína de dois Mundos”, que simboliza para nós gaúchos uma mulher guerreira, mãe, amável, parceira, sensível, entre outros adjetivos.
Foi instituído pelo Instituto Giuseppe e Anita Garibaldi um prêmio para homenagear pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da nação. Um troféu que foi instituído em 2001 durante a visita de Anita Garibaldi Jallet, bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi, dentro do Movimento Tradicionalista em todo o Estado e que a cada ano escolhem as prendas que mais se destacam em suas entidades para receberem a homenagem.
Dentre os CTGs aqui da nossa cidade, todos os anos é escolhido pelas entidades (CTGs) a prenda que mais se destacou dentro do Tradicionalismo Alvoradense. No ano de 2015 quem foi escolhida para receber a homenagem “Anita Garibaldi” representando todas as prendas da nossa cidade foi a senhora Roselaine Rodrigues, que pertence ao CTG Bento Gonçalves da Silva. Para o ano de 2016 a prenda que receberá a homenagem “Anita Garibaldi” será a senhora Genilda Severo, do CTG Raça Gaúcha.
Para saber mais sobre a história da nossa heroína, clique aqui.
Fonte! Este é o primeiro chasque do meu amigo e meu irmão tradicionalista Adair Rocha, no blog Além do Mate, no Jornal O Alvoradense. Abra as porteiras clicando em http://oalvoradense.com.br/blogs/alemdomate/as-nossas-anitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário