domingo, 27 de março de 2016

Nossa coluna De Galpão em Galpão - Revista de Bombacha 07: O Cariucho e o Tradicionalismo (1) - parte 2

Bueno! Nos pagos do Rio de Janeiro (RJ), o “guri” Valmir Gomes teve que fazer um trabalho escolar, onde a abordagem foi a cultura do Rio Grande do Sul. A partir deste trabalho, aflorou a paixão pela nossa cultura, mesmo num pago distante.

E um dia, em setembro, em 2010, ele pegou sua mochila, pegou um avião e rumou a Porto Alegre. Veio conhecer a tradição gaúcha de perto. Hospedou-se num hotel, fez amizades, de cara, com a gauchada do CTG Glaucus Saraiva e outros ilustres do tradicionalismo, como o Manoelito Savaris.

Voltou pro Rio de Janeiro, pegou suas ferramentas e construiu o seu primeiro sítio: www.ocariucho.blogspot.com. Conhecemos-nos a partir daí...

Em seguida, como não nos conhecíamos pessoalmente, nos encontramos em São José dos Campos (SP), onde nós (eu e minha família) temos amigos feitos pela internet desde 2003: Os Pampeiros – conjunto musical gaúcho, capitaneado por Alzeneide Benck e Edu Vicente. Verdadeiros irmãos. Fomos pra lá (e o Valmir desceu do Rio de Janeiro) no dia 09 de abril de 2011, onde Os Pampeiros animaram um grande fandango gaúcho no CTG Saudades da Querência.

E como o Valmir sempre quer mais, não contente com o seu sítio, construiu uma verdadeira página gaúcha e no dia 12 de junho de 2012 nasceu o novo “Cariucho e o Tradicionalismo”. Abra as porteiras clicando em www.ocariucho.com.br.

Entre os chasques do Rio Grande, tu vais encontrar muitos chasques gaúchos lá do Rio de Janeiro. Lá tu verás, por exemplo, o dançarino conhecido nacionalmente - Carlinhos de Jesus tomando um chimarrão, chasques da Casa do Gaúcho e do CTG Desgarrados do Pago, entre outros.
Em setembro de 2011, o Valmir novamente pegou sua mochila e rumou pro Rio Grande do Sul, onde, além de rever os amigos de Porto Alegre, conheceu novos amigos pelos galpões dos CTGs de Alvorada e o Acampamento Farroupilha de Cachoeirinha. E ainda foi homenageado na Câmara de Vereadores de Alvorada.

E o Valmir veio novamente prestigiar os festejos farrapos no Rio Grande do Sul, em mais duas oportunidades: em 2012 visitou novamente o acampamento farrapo de Alvorada, voltou ao Parque Harmonia em Porto Alegre, conheceu a ronda crioula do CTG Gildo de Freitas na capital e foi pela primeira vez num fandango oficial, em Alvorada, com o Grupo Oh de Casa e Dionisio Costa no palco do CTG Sentinelas do Pago. E no ano passado, desta vez sem se hospedar em hotel, veio e foi direto pra Alvorada e, junto com outro cariucho, o Tibério Thebaldi, participaram ativamente dos festejos farrapos em Alvorada, São Leopoldo, Canela, Morro Reuter e Porto Alegre.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário