quarta-feira, 9 de abril de 2014

AS ESTAÇÕES DO ANO E A CULTURA REGIONAL

O valor da cultura regional de um país eu comparo com as estações do ano, vejam, nós estamos no outono, período em que vão caindo às folhas das árvores para adormecerem no inverno e brotarem na primavera. O sol de outono é deslumbrante, tem uma luz toda especial que não agride os olhos, o chão fica tapado de folhas que o evento faz um tapete colorido na terra, o clima é ameno, nem calor, nem frio, ideal para qualquer capricho.

Deus projetou o fenômeno das estações para despertar no homem a capacidade de admirar a natureza de várias formas e cores, imaginem quão monótono seria o planeta se não houvesse mudanças no visual da natureza?

Quando comparo as culturas regionais, com as estações do ano, justifico expressando que no ponto de vista antropológico o homem nasce e morre da mesma forma em todas as partes do planeta, mas vive diferente uns dos outros em cada região de seus países.

São essas diferenças sociológicas que em função do clima, determinam um padrão cultural de hábitos distintos. No Brasil o homem do sul tem costumes diferentes do homem do norte, a começar pelo sotaque, seguido pelo modo de comer, de cantar, de dançar, de morar, de se vestir, essa regra é a mesma também em todo o mundo.

Logo essas diferenças que nos identificam culturalmente, não nos fazem melhor ou pior das pessoas de outras regiões, mas nos diferem e não nos separam, pois continuamos sendo brasileiros e como tal, temos semelhanças que nos unem.

Nossa tese de que a cultura regional é como as estações do ano, porque ela nos dá o colorido da diversidade que precisamos para viver, imaginem se fosse um país de uma só cultura? Seria tão monótono quanto se tivéssemos uma só estação do ano!

Isso é tão sábio que há diferenças culturais não só de país para país, de estado para estado, de cidade para cidade, mas também dentro de uma própria região, como fosse micro climas.  Por exemplo: quem vive no Rio Grande do Sul é gaúcho, forma cultural determinante, mas com diversas características, pois há o gaúcho fronteirista, missioneiro, serrano, litorâneo, todos um só, mas cada qual com suas peculiaridades.

Amigos no final das contas o mais espetacular, apesar das necessárias diferenças culturais, é a força espiritual que nos une, gaúcho com gaúcho, nordestino com nordestino e assim por diante e todos como brasileiros, e todas as nações como seres humanos, curtindo as quatro estações e todas as culturas, num encontro inevitável das almas.    


Para pensar: Não há nada mais universal do que o regional! (Cecília Meirelles).

Fonte! Chasque Coluna Regionalismo, por Dorothéo Fagundes de abreu, do dia 08 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário