sexta-feira, 21 de junho de 2024

Os 20 primeiros anos de estrada de Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada

Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, é denominada por alguns como “a Capital Nacional dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas)”. Sabemos que tem uma grande quantidade de entidades tradicionalistas filiadas ao MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), com atividades artísticas, culturais, esportes tradicionalistas e campeiras. Logo, também, num ambiente regional desta envergadura, proliferam os artistas do palco, os que animam fandangos, bailes gaúchos, bailantas, domingueiras, enfim, os eventos tradicionalistas nos galpões das entidades tradicionalistas e pelos acampamentos onde acontecem os grandes rodeios crioulos e os Festejos Farroupilhas em setembro de cada ano.


E há 20 anos surgia em Caxias do Sul Maiquinho do Acorden e Grupo Tropeada. Maiquinho dedilha uma gaita desde piazito e no seu histórico, estão sete CDs gravados, como segue abaixo(nome do disco e a idade do gaiteiro):

1 – Orgulho dos Meus Pais – aos seis anos de idade;

2 – A Procura de Fandango – aos sete anos de idade;

3 – Piazito Gaiteiro – o guri tinha nove anos de idade;  

4 – Tropeando a Saudade – o gaiteiro tinha 11 anos de idade;

5 – Do Interior para a Cidade – Maiquinho tinha 14 anos de idade;

6 – Fandango em CTG – gravado quando o gaiteiro tinha 17 anos de idade;

7 – Minhas Origens – quando o Maiquinho tinha 25 anos de idade.

Nesta estrada de 20 anos fazendo o que gosta, a autêntica música regional gaúcha, Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada participaram em vários programas de TV, com grande destaque, como segue:

- Alô Tchê

- Pampa e Cerrado

- Programa Terra

- Etnias

- Som do Sul

- Cheiro de Galpão

- Galpão Crioulo, entre outros

E nesta trajetória musical, Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada, conquistaram mais de 50 troféus e entre estes, o de grande campeão do Rodeio Internacional de Vacaria; do grande rodeio crioulo do CTG Campos dos Bugres de Caxias do Sul e em São Marcos, entre outros.

O grupo passou (e passa) animando fandangos e bailes gaúchos em grande parte do nosso Estado, nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, defendendo a nossa bandeira do tradicionalismo gaúcho com veia musical bem definida, no estilo serrano tenso tendo como referência Os Irmãos Bertussi, Porca Veia, Os Monarcas e João Luís Correa.

Para contratar para o teu evento, entre em contato com o Maiquinho pelo fone whats (54) 991.407.381 e / ou (51) 991.322.874 ou pelo telefone fixo (54) 3238.2874. E em Alvorada e Região Metropolitana de Porto Alegre, faça contato com o meu amigo Alcemar Ribeiro pelo fone whats (51) 996.112.887.

1 –  https://www.facebook.com/maicon.alves.315

2 – https://www.facebook.com/MaiquinhoDoAcordeonEGrupoTropeada

No Instagram –  https://www.instagram.com/maiquinhodoacordeon/?__d=11

Abaixo registros fotográficos (que buscamos nas suas mídias sociais), que contam um pouco da História musical de Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada:

Maiquinho com o seu braço direito, seu pai!
Fonte! Chasque publicado no sítio oficial do Jornal Ponto Inicial dos pagos de Caxias do Sul (RS). Abra as porteiras clicando em - https://www.jornalpontoinicial.com.br/noticia/2984/caxias-do-sul/cultura/os-20-primeiros-anos-de-estrada-de-maiquinho-do-acordeon-e-grupo-tropeada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário