sábado, 18 de dezembro de 2021

Lagoa Vermelha é escolhida como a capital nacional do churrasco

Forte vínculo com a pecuária e Festival Nacional de Churrasco pesaram na decisão / Gabriela Di Bella / Arquivo / JC

A cidade de Lagoa Vermelha, na região dos Campos de Cima da Serra, foi oficialmente declarada como a capital nacional do churrasco. O projeto de lei que confere esse título ao município foi sancionado pelo presidente, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1).
 
Desde 2019, a cidade já era considerada como como a cidade gaúcha referência no prato típico do Rio Grande do Sul, oficializada por lei estadual. O ato foi um reconhecimento ao modo pioneiro do lagoense de se expressar, através da culinária dos assados, evidenciada na Festa Nacional do Churrasco, realizada a cada dois anos, desde 1983. Assim, por causa do forte vínculo com a pecuária e favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município.
 
Em 2014, esse conhecimento do lagoense no preparo de assados resultou em uma ação conjunta no município, para a promoção de um curso de extensão universitária: "A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil". A iniciativa envolveu o Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, campus Passo Fundo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e a Associação Brasileira de Criadores de Devon.
 
Fonte! Chasque publicado no Jornal Cidades, encartado na edição do dia 02 de dezembro de 2021 do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário