sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Acampamento Farroupilha é mantido, mas Desfile de 20 de setembro é cancelado em Alvorada

"Acampamento Farroupilha é mantido, mas Desfile de 20 de setembro é cancelado em Alvorada" (Foto: Arquivo A Semana)

Faltando pouco menos de um mês para o início dos tradicionais festejos farroupilha. Nesta semana, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) confirmou a realização do Acampamento Farroupilha e Penhas. No entanto, a pasta descartou o tradicional Desfile de 20 de setembro pelo segundo ano consecutivo.

Acampamento Farroupilha

A abertura oficial do Acampamento Farroupilha, está programada para acontecer no dia sete de setembro, quando tradicionalistas chegarão à cidade vindos de Viamão. Eles devem trazendo consigo o fogo, que deverá ser entregue ao prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB).

Em entrevista, o secretário da SMCEJ, Jefferson Teixeira, explicou que até o momento não há definição sobre o local que receberá o acampamento, mas tudo deve iniciar no dia 07 de setembro. “O Acampamento Farroupilha vai ser realizado. Estamos agora no aguardo da definição do local e os protocolos de saúde. Estamos precavidos quanto à nova Cepa Delta do coronavírus, mas a princípio, está tudo confirmado”, fala.

Conforme Teixeira, dois locais estão sendo discutidos para o evento: manter na Praça Central João Goulart ou montar os piquetes ao longo do Parque Esportivo do Clube União localizado no Bairro Formosa.

Esta definição deve ocorrer nos próximos dias, mas a escolha será baseada no aumento de casos da variante delta do coronavírus em terras alvoradenses. “Temos um espaço aberto ao público, mas com controle de entrada onde podemos limitar o numero de acessos através de entrega de senhas na entrada e respeitando os protocolos atuais de saúde do Governo do Estado”, explica.

Mesmo que não haja definição do local, se houver qualquer modificação por parte do Estado em relação ao avanço dos casos da variante, é grande a possibilidade de que o União seja o local escolhido. “O protocolo do Estado hoje permite que a cada quatro metros quadrados se tenha a ocupação de uma pessoa e como o espaço possui quatro hectares, será limitado a circulação de mil pessoas diariamente, sem cobrança de entrada”, esclarece o secretario.

Penhas e Desfile

Outra atividade que deve ocorrer são as tradicionais Penhas nos CTG’s, Piquetes e demais locais tradicionalistas espalhados por Alvorada. “No dia 04 de setembro vamos buscar a centelha da chama em Viamão e todas as penhas estão mantidas, respeitando os protocolos de saúde, em cada região dos CTG’s”, fala. No entanto, não haverá o Desfile Farroupilha que marca o encerramento das festividades no Acampamento.

Subcoordenadoria

O subcoordenador Jair Martins, em comunicado em suas redes sociais disse que é preciso que se retorne às atividades, mesmo de forma reduzida e limitada. “Sabemos também que muitas atividades não pararam, como inúmeras ações sociais em Alvorada, promovidas por CTGs e a subcoordenadoria, assim como grupos de estudos e tantas outras ligadas ao tradicionalismo”, ressalta.

Ainda, ele explica que respeita por demais as entidades que não desejam participar, por isso o evento será apenas para aqueles que se sentirem a vontade e tiverem as condições necessárias de manter a segurança necessária. Assim como a visitação é de acordo com a aceitação de cada um. “Alvorada vai seguir o caminho da retomada, com cuidados, com segurança e com amor a esta tradição, independente de interesses paralelos e tentativos de menosprezar o trabalho que tem sido e será feito”, conclui.

Festival

Ainda, o secretário informou que do dia 16 a 19 de setembro, acontecerá o 1º Festival da Canção Nativa de Alvorada 2021 e a Celebração dos 56 anos de Alvorada no dia 17. O evento que será online tem o patrocínio da CORSAN e reunirá apresentações de diversos artistas nativistas. 

Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada, edição do dia 13 de agosto de 2021. Também no vasto potreiro da internet: https://www.jornalasemana.net/noticias/cultura/acampamento_farroupilha_e_mantido_mas_desfile_de_20_de_setembro_e_cancelado_em_alvorada/9752

2 comentários:

  1. O bom nisso tudo isso vai ser a volta das penhas nos galpões! Dentro das medidas necessárias claro!

    ResponderExcluir
  2. Seu Hipólito... esta é a nova realidade... neste novo normal com uma pandemia ainda rondando casas, galpões e acampamentos.... Um baita quebra-costelas para o senhor...

    ResponderExcluir