sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 21.02.20


Incêndio consome casa e tradicionalistas se mobilizam

Créditos! Facebook Reovane Ribeiro
Nós, os tradicionalistas, temos a nossa “constituição”, a Carta de Princípios, que rege o Movimento Tradicionalista Gaúcho, aprovada no 8º Congresso Tradicionalista, realizada no CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara, em 20 a 23 de julho de 1961. E vamos direto para o Artigo 1º: “Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”.

         A primeira mensagem pedindo mobilização e doações via Facebook foi da patroa do CTG Chilena de Prata Reovane Ribeiro: “Venho, com muita tristeza, pedir aos amigos a colaboração para que possamos ajudar essa família que perdeu o pouco que tinha, pois pegou fogo na casa deles. Tem crianças de 03, 04, 07,14 e 16 anos que ficaram sem nada de roupas, calçados, alimentos, material escolar e também onde morar. Pedimos ajuda inclusive de material de construção”.

         A partir daí a mobilização se multiplicou com as doações de pessoas vinculadas a entidades tradicionalistas da nossa cidade, com o apoio/ajuda da Subcourdenadoria local e fez com que a nova casa já esteja em fase de construção. É o voluntariado entrando em campo quando alguém da comunidade passa por uma situação difícil como esta. E mais uma vez é colocado em prática o Artigo 1º da nossa Carta de Princípios.

Piquete Vertente Missioneira

         É neste sábado (de carnaval), dia 22 no Piquete Vertente Missioneira, o jantar-fandango de aniversário da patroa da entidade. Na animação o grupo Os Irmãos Ribas. O piquete fica na Estrada João de Oliveira Remião, 73, na Parada 1, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

CTG Amaranto Pereira

         O CTG Amaranto Pereira vai realizar uma palestra/oficina no dia 28 de fevereiro, com o tema “MTG – sustentabilidade e as futuras gerações”, sendo palestrante meu amigo Cesar Tomazzini Liscano. O evento é uma iniciativa da 1ª prenda juvenil Izabelly Caneda e do 2º peão farroupilha Bruno Santos. Contatos com o patrão Adair Rocha pelo fone (51) 999.990.294. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG Bento Gonçalves da Silva

         Vem aí a 12ª Tertúlia do Bento (com jantar/costelão), ao ar livre, no dia 06 de março, onde teremos: declamação, danças tradicionais e folclóricas e muito mais. Serão homenageados: Sr. Chomi; Sra Marilda; patrões do CTG Gildo de Freitas e a declamadora Mirela. Reserve o seu jantar pelo fone (51) 986.056.698. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

7º Fandango em homenagem às Prendas

         Vem aí o 7º jantar-fandango em homenagem à mulher gaúcha, no dia 07 de março no CTG Estância do Rubem Berta. Na animação: Dionísio Costa e o Os Quatro Gaúchos. No cardápio carne de panela, arroz, feijão e acompanhamentos. Contatos com a Martinha Machado pelo fone zapp (51) 996.019.651. O CTG fica na Rua Augusto Osvaldo Thiesen, 280, no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.

CTG Alma Crioula

         No dia 07 de março também teremos no CTG Alma Crioula, jantar-fandango de posse da nova patronagem, gestão 2020/2021. No cardápio, galeto assado, arroz, saladas de maionese e verde. Na animação teremos o Grupo Marca de Campo. Informações pelo fone (51) 999.446.873. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão.
Valdemar Engroff

3 comentários: