sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 20.12.19


O sucesso da primeira Cavalgada do bem

Créditos! Nathan Lael Rodrigues

         Dia 14 de dezembro ficou marcado para o tradicionalismo de Alvorada, que tem no comando da Subcocordenadoria o tradicionalista Jair Martins, a realização, o êxito, o sucesso da primeira Cavalgada do Bem, onde mais de 150 homens e mulheres montados nos seus pingos (cavalos), percorreram as ruas dos mais diversos bairros da nossa cidade, recolhendo em torno de 600 quilos de alimentos não perecíveis que tiveram como destino a Associação Assistencial da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida – entidade sem fins lucrativos que ampara 13 idosos e que fica na Rua São Pedro, 190, no bairro Piratini, em Alvorada. O nosso lema de gaúchos, de galpão, acampamento e lombo de cavalo é “fazer o bem sem olhar para quem”. E continuemos fazendo o bem para a nossa sociedade nestes festejos natalinos e ao longo do próximo ano que já está se avizinhando!

CTG Amanhecer na Querência

         O CTG Amanhecer na Querência vai encerrar o ano com grande jantar-fandango, hoje, dia 20 de dezembro. Jantar somente com convite antecipado. Na animação Grupo Rebeldia. Contatos com a Patroa Shirley pelo fone (51) 991.378.443. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

CTG Alma Crioula

         A patronagem do CTG Alma Crioula boleia a perna e te convida para o grande fandango de encerramento das atividades tradicionalistas deste ano, no dia 21 de dezembro. No palco o Grupo Matizes. Informações pelo fone (51) 993.619.350. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão.

Natal solidário no Jardim Alvorada

         Será neste domingo, dia 22 de dezembro, na Praça do Jardim Alvorada, a Festa de natal Solidária. É um evento do CTG Amanhecer na Querência e do Grupo Escoteiro Chefe Ieda Maria Bueno Sauer. Serão arrecadados brinquedos, balas, doces, bolos, pães e ingredientes para cachorro quente que serão distribuídos para as crianças. Participe e seja solidário para mais uma grande causa.

Natal Luz em Alvorada

         Também neste domingo, dia 22 de dezembro, a partir das 19h, o município de Alvorada realizará o Natal Luz. Teremos ternos de reis, poesia, cantoria e danças de invernadas e artistas individuais dos CTGs e piquetes da cidade. O tradicionalismo da cidade está em franca evolução e o reconhecimento vem a galope mais uma vez. Todos na Praça João Goulart no próximo domingo para o Natal Luz de Alvorada. 

Oito anos sem José Claudio Machado

José Cláudio Machado nasceu em Tapes, RS, em 17 de novembro de 1948 e faleceu em 12 de dezembro de 2011. Começou sua carreira de intérprete no antigo conjunto Os Tapes após tornar-se conhecido naquela região ao apresentar-se como gaiteiro num programa dominical da rádio de Camaquã, comandado por Bonifácio Barros e consagrou-se para o grande público ao vencer a Califórnia da Canção Nativa de 1972 com a composição Pedro Guará, um clássico regionalista. Participou como intérprete, em duas ocasiões, do conjunto Os Serranos. O melhor álbum do grupo (na minha opinião) "Isto é... Os Serranos", no final da década de 1980, muito se deve a participação do José Cláudio. Chasque do meu amigo Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu sítio Blog do Léo Ribeiro – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com. Continua na próxima edição.
Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário