sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Chegada da Chama Crioula marca o início do acampamento farroupilha em Alvorada (RS)

Neste sábado, 07/09, além do desfile de 7 de Setembro, também acontece a abertura oficial do acampamento farroupilha de 2019. O evento, marcado para as 15h, em frente à Prefeitura, marca a chegada da chama crioula nas dependências do município. Um grupo de 16 cavalarianos alvoradenses saiu no dia 24 de agosto para Tenente Portela e chegam a Alvorada com a centelha.
Atualmente eles estão em Gravataí. Segundo Fabricio Girelli, ser um dos responsáveis por trazer a chama crioula é uma honraria muito grande. “Essa é minha oitava vez aqui e tem gente que foi mais de dez vezes. Todo ano são novas experiências e lugares. Pessoas receptivas conosco. Em Harmonia nos receberam com uma festa”, salienta o tradicionalista.
Questionado sobre sua expectativa para mais um acampamento, o alvoradense ressaltou que o objetivo é valorizar o tradicionalismo do município. “Nossa expectativa é que a população vá ao acampamento e cultive nossa tradição. Queremos ser recebidos que nem nas outras cidades. Queremos o melhor para Alvorada e para a nossa tradição. Logo estamos chegando”, anuncia Girelli.
Acampamento
Oficialmente, o acampamento farroupilha de Alvorada começa no sábado, 07 de setembro. Contudo, os piquetes já estão montados na Praça Central João Goulart, como acontece anualmente. Serão 54 piquetes entre os CTG’s, comerciantes e atividades particulares. Além disso, haverá oficinas culturais e shows tradicionalistas para animar a noite dos alvoradenses.
Tradicionalistas presentes
Para o alvoradense Vilson Maciel, do Piquete Amigos do Relento, poder ter um espaço como esse em Alvorada é muito melhor, pois antes era necessário ir até cidades vizinhas. “Estamos no nosso quarto ano. A gente sempre vinha nos piquetes dos amigos e estava faltando lugar. Por isso resolvemos colocar um piquete para a nossa família. Vamos ficar 33 dias por aqui, entre montagem e desmontagem”, conta Maciel.
Já Nenê Vargas, do Piquete Vargas, conta que já faz três anos que tem piquete na cidade, por ser apaixonado pelo tradicionalismo. “Meu pai fundou o CTG Campeiros do Sul. Eu nasci nesse meio e criei meus filhos assim. Temos o tradicionalismo no sangue, então é um orgulho poder relembrar o que os nossos antepassados fizeram. É uma honra poder levar essa tradição”, conclui o alvoradense.
Confira a programação desta semana no acampamento
Sábado (07/09)
15h: Chegada da Chama Crioula
20h: Show Eco do Pampa
Domingo (08/09)
17h: Show Matizes
Segunda-feira (09/09)
09h30 e 14h: Teatro de fantoches cantando a Revolução Farroupilha
Penha do CTG Raça Gaúcha
22h30: Show Nenê Vargas e Grupo Canto
Terça-feira (10/09)
09h30 e 14h: Oficinas de brinquedos folclóricos e brincadeiras
Penha do CPF O Tempo e o Vento
22h30: Show Grupo Os Moreiras
Quarta-feira (11/09)
09h30 e 14h: Origem da Chama com palestrante Luciano
Penha do CTG Amanhecer na Querência
22h30: Show Jorge Santos e grupo
Quinta-feira (12/09)
09h30 e 14h: Oficina com material reciclado
Penha do CTG Chilena de Prata
22h30: Show Felipe Adão Gaiteiro Mirim
Sexta-feira (13/09)
09h30 e 14h: Palestra de 70 anos da inclusão da mulher no tradicionalismo
20h: Show Regis Marques e Grupo Rodeio 
Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada, na edição do dia 06 de setembro de 2019. Também com acesso virtual abrindo as porteiras clicando em  www.jornalasemana.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário