sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Do João Carlos D’Ávila, restou-nos PAIXÃO!



            Na verdade já havia escrito a coluna semanal, versando sobre a Expointer em Esteio e o Freio de Ouro, prova máxima do evento, que envolve a raça cavalo crioulo, genuinamente gaúcho!

            Pedi licença ao editor para substituí-la, pois não poderia me furtar em render aqui uma homenagem a este símbolo gaúcho, que nos deixa aos 91 anos. E tudo que eu disser poderá não retratar o que ele fez e o que deixa à cultura e tradição gaúcha. Folclorista, pesquisador, escritor, literalmente imortalizado no Laçador, estátua colocada em uma das principais entradas da cidade de Porto Alegre, para a qual Paixão Côrtes fora modelo, que participou e venceu um concurso de artes em São Paulo. A estátua representa o gaúcho e sua indumentária típica: tirador, laço, guaiaca, bombacha, lenço, camisa, botas e vincha na cabeça. 

            No Grupo dos Oito (turma de amigos do Colégio Julio de Castilhos – o Julinho), Paixão Côrtes foi o mentor de uma série de solenidades: a Chama Crioula, Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula, depois semana Farroupilha e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por ele, Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro.

            “O tradicionalismo do Rio Grande do Sul perde seu maior representante. Mais do que um estudioso da cultura do nosso Estado, Paixão Côrtes era o símbolo do gaúcho e do gauchismo. Sua história se confunde com a cultura do Rio Grande, e seu legado já faz parte da vida de todos os gaúchos. Nossos sentimentos aos familiares.” — José Ivo Sartori, governador do Estado do Rio Grande do Sul.

            Poderia ficar horas e horas dissertando sobre seus feitos, mas gostaria de registrar aqui que o legado de Paixão Côrtes se perpetuará para a eternidade e a Querência Celestial recebe mais um autêntico gaúcho dos quatro costados! 

            Vá em paz Patrão! O sentimento que deixas ao povo gaúcho é retratada na letra de Francisco Pinto da Fontoura “Sirvam nossas façanhas de modelo à toda à terra!”

            Fonte! Chasque de autoria de Ricardo "Casca" Pereira, publicado nas páginas do Jornal Informativo Regional, da cidade de São João do Sul - SC, na sua coluna "Chimarreando com Casca e Tudo", na edição do dia 30 de agosto de 2018. 

          Ricardo também produz e realiza o programa gaúcho "Chimarreando com Casca e Tudo", aos domingos, na Rádio Maristela FM, da cidade de Torres, das 10 às 13h. Sintonize abrindo as porteiras clicando em www.radiomaristelafm.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário