quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PELO DIA DOS PAIS !



Como em todos os segundos domingos de maio é dia das mães, anualmente no segundo domingo de agosto é dia dos pais. Portanto vivenciamos mais uma data comemorativa que cultua essa figura emblemática do Pai, porque que pai é pai e não padrasto!

Modernamente vemos uma composição familiar bem complexa, primeiro por quando o casamento como instituição desancou, (mais por causa do homem, do que pela mulher), surgiram às famílias mistas, aquelas com filhos do primeiro, do segundo, do terceiro e do quarto casamento, e do jeito que a coisa vai em breve termos os filhos adotivos dos casais homossexuais, comemorando o dia dos “papais”.

Nessa polvadeira toda pergunto: Com ficam as cabeças desses filhos, que por mais que gostem de seus novos pais, da sua nova família, certamente, naturalmente, por força atávica, gostariam de ter o seu pai e não o pai do outro ou das homo afetividades? Deixo claro que não me oponho ás homo afetividades, mas acho uma baita forçada de barra o que estão impondo, essa invenção familiar contrária á natureza que julgo totalmente desnecessária, é um capricho unilateral. Não tenho dúvidas que isso vai parar no hospício!

Toda via dia 10 foi o dia de todos os pais, e que bom que todos estivessem com seus filhos, lamento os que já se foram, rogando que tenham cumprido o seu mister, principalmente os que ainda estão por ai, sem esquecer que o Pai do bicho homem não pode se comportar unicamente como reprodutor.

Agora me levo a pensar, sobre os pais que estão neste momento num hospital, numa cadeia, os dois prisioneiros, digo mal tem mais: o pai médico, o enfermeiro, o carcereiro, também estão presos pelo oficio, sem poder curtir seus velhos e ou seus filhos neste dia tão especial.

Eu passei muitos anos longe de meu Pai nesse dia, morava na capital e ele na fronteira, a distância não permitia estarmos juntos em todas as datas importantes do ano e confesso que sentia, mas me confortava por que meus filhos e minha mulher estavam por perto.

Porém nos últimos 15 anos, tivemos a sorte de passarmos juntos, pois ele veio morar comigo, mas lamentavelmente hoje não vamos poder brindar, porque o câncer preferiu que ele fosse novamente para o hospital, onde com outros pais e filhos, passaram unidos pela triste sina do adoecer e uns pelearam de adaga com a morte, que não se importa em nada pelos dias, e vem, e leva as almas sem cerimônia, assim dia 12 se foi o meu Pai que hoje, dia 14, faria 80 anos. Onde estiveres meu velho que Deus esteja contigo!

Por isso suplico a Deus nosso Senhor que alivie a dor dos pais que sofrem nos hospitais, e dos pais que viram os filhos partir e dos filhos que verão seus pais no derradeiro sono.

Por tudo isso também peço a todos que não percam a oportunidade de conviverem em família, visitar os pais, acertar as contas, pedir desculpas, tolerar para ser tolerado e serem felizes antes que seja tarde.

Tu que não visitou teu Pai no dia deles, não arranje desculpas, mesmo que não tenhas um presente, vá lá e de um beijo no seu velho, porque tu serás sempre o melhor presente.

Para pesar: Todo Pai já foi filho e todo filho pode ser Pai, e os dois poderão ser dos mesmos.  

Fonte! Este chasque é a coluna "Regionalismo"  desta semana, por Dorothéo Fagundes de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário