sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A HEROINA DE DOIS MUNDOS



Somos incansáveis em afirmar que a mulher, na formação social, política, cultural e econômica do Rio Grande do Sul teve e continua tendo um papel importantíssimo, tanto que os exemplos vem de muito cedo, já lá nos idos de 1835 com a Revolução Farroupilha, encontramos notáveis mulheres que ao lado de seus homens realizaram maravilhas e mais, depois que eles partiam para a guerra ou para a eternidade, eram elas que ficavam aguentando o repuxo nas casas, fazendo a vida girar, tocando a lida do campo, gerenciando tudo em suas propriedades, inclusive peleias quando algum atrevido investia contra as estâncias.

Assim, de Dona Caetana mulher de Bento Gonçalves a Anita Garibaldi como mulher de Josep Garibaldi, marcaram indelevelmente a trajetória feminina vitoriosa nos campos meridionais.

Da Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nascida em (Morrinhos, Laguna, 1821 — tendo falecido em Mandriole, Itália, em 4 de agosto de 1849), que ficou conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos", nos certificamos, foi considerada uma das mulheres mais fortes e corajosas da sua época.

Anita era descendente de portugueses imigrados dos Açores à província de Santa Catarina no século XVIII, provinha de uma família modesta. O pai Benito era comerciante em Lages e casou-se com Maria Antônia de Jesus, com a qual teve seis filhos.

Após a morte do pai, ela cedo teve que ajudar no sustento familiar e, por insistência materna, casou-se, em 30 de agosto de 1835, aos catorze anos, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna, com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar que veio depois de três anos de matrimônio, alistar-se no exército imperial, até como provocação a ex-mulher que segundo historiadores, nunca amou e nem teve relações intimas com o marido.

Durante a Revolução Farroupilha, depois Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita, foi um encontro de amor platônico, ele a viu do navio e foi ao seu encontro até o portão da casa, e largou – tu vai ser minha mulher! Ficaram juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália.

A valentia dessa mulher era tanta que na batalha de Curitibanos, no início de 1840, Anita foi feita prisioneira, mas o comandante do exército imperial, admirado de seu temperamento indômito, deixou-se convencer a deixá-la procurar o cadáver do marido, “supostamente morto na batalha”. Em um instante de distração dos guardas, ela tomou um cavalo e fugiu. Após atravessar a nado com o cavalo o rio Pelotas, chegou ao Rio Grande do Sul e reencontrou-se com Garibaldi em Vacaria.

Em 16 de setembro de 1840 nasceu o primeiro filho do casal, que recebeu o nome de Menotti Garibaldi, em homenagem ao patriota italiano Ciro Menotti. Depois de poucos dias, o exército imperial cercou a casa e Anita que novamente fugiu a cavalo com o recém-nascido nos braços e alcançou o bosque onde ficou deitada por quatro dias, até que Garibaldi a encontrou.

Assim sem nunca desanimar os dois concluíram sua trajetória aqui, foram para o Uruguai e finalmente para Europa para dar cabo ao que Garibaldi preconizara antes de dar os costados na pampa, a unificação da Itália.

E no dia 4 de agosto de 1949, essa valente mulher faleceu, deixando uma história exemplar feliz, embora marcada pelas dificuldades dos estados da guerra, que o amor não maculou, prevaleceu em nome da liberdade com dignidade. Por isso saudamos neste agosto Anita e todas as mulheres que tem em seus homens como seus cúmplices em tudo.      

PARA PENSAR: Seguir o que manda o coração é atender ao destino!

Fonte! Chasque "Regionalismo" desta semana, por Dorothéo Fagundes de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário