domingo, 9 de dezembro de 2012

"ONDE É AS TROVA"?


Mais faceiro que gordo de camiseta e lisonjeado, ofereço a vocês o que o meu amigo, colega de arte e de direito – João de Almeida Neto, escreveu como prefácio do Livro - Agenda Gaúcha / 2013, que pariu 40 mil unidades a disposição de todos, nas melhores livrarias do estado. Que esta esperando tchê, leia o texto e te manda buscar a tua antes que falte!

“Há alguns anos, quando a cultura regional gaúcha ainda sofria com o preconceito e a incompreensão, comumente, se alguém se atrevesse a sair de bombacha pelas ruas ouviria a irônica pergunta: “onde é as trova”? Os tempos mudaram e o que antes era “as trova” se tornou um rico e produtivo processo cultural.

O Livro Agenda Gaúcha é mais um dos frutos do sempre efervescente movimento cultural gaúcho. Esse circuito de eventos que percorre o Estado e algumas regiões do País, produzindo pérolas na área da dança, da música, da pintura e da literatura, tem na Agenda Gaúcha o marca-passo da sua pulsação, que é a pulsação do coração da cultura regional. O calendário, as curiosidades e demais informações indicadas na obra mostram quando e onde o Rio Grande estará se manifestando.

É uma criação preciosa de Dorotéo Fagundes. Músico, cantor, compositor, radialista e empresário que também é cria do mesmo ambiente. Meu conterrâneo e meu amigo, é um desses operários da arte que retiraram da cultura gaúcha o rótulo de “coisa de grosso” e a fizeram subir aos palcos, frequentar programas de rádio e televisão, passear nos parques e nos shoppings, onde os jovens mateiam com suas indumentárias típicas. Pura afirmação da espontânea cultura popular. Que não tem fundadores, nem donos, nem gurus, apenas artistas que souberam dar e seguir bons exemplos.

Por isso, até mesmo os incréus não precisam mais perguntar “onde é as trova”. Está tudo no LIVRO AGENDA GAÚCHA.

João de Almeida Neto
cantor, compositor e advogado.

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2013 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. : Esta matéria também está na internet nas páginas:
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.
www.ocariucho.com.br 

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 – Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS – BR / E-mail: tarca@tarca.com.br;www.tarca.com.br

Fonte! Coluna Regionalismo do dia 03 de dezembro de 2012, por Dorotéo Fagundes de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário